A concentração de cortisol no organismo sofre variações durante o dia, por isso normalmente são realizadas duas coletas: uma entre 7 e 10h, chamado de exame do cortisol basal ou exame do cortisol 8 horas, e outra às 16h, chamado de exame do cortisol 16 horas, sendo normalmente realizado quando há suspeita de excesso ...
Os níveis de cortisol são medidos em micrograma (µg) por decilitro de sangue (dL). Os valores de referência variam conforme a hora do dia em que a coleta de é feita: Entre 7 e 9 horas: 5,4 a 25,0 µg/dL. Entre 16 e 17 horas: 2,4 a 13,6 µg/dL.
Ter cuidado e evitar o uso prolongado de medicamentos contendo cortisol pode ajudar a prevenir alguns casos de síndrome de Cushing.
A síndrome de Cushing de origem endógena é um estado clínico resultante da exposição crônica ao excesso de cortisol circulante, que se caracteriza pela perda do feedback negativo do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do ritmo circadiano da secreção do cortisol1(D).
Ocasionalmente, pode haver mudanças de humor, dores de cabeça e uma sensação crônica de cansaço. A síndrome pode ter causas exógenas ou endógenas. No primeiro tipo, caracterizado como síndrome de Cushing iatrogênica, a desordem é provocada pelo uso excessivo ou prolongado de corticosteroides, como a prednisona.
A gravidez associada à síndrome de Cushing (SC) é quadro raro e está relacionada com hipertensão arterial severa em 64,6% dos casos, além de infertilidade e abortamento em 75% das pacientes com SC. Quando ocorre a gravidez, a causa mais freqüente do hipercortisolismo é o adenoma adrenal produtor de cortisol.