Um dos termos mais comuns hoje em dia em se tratando do assunto "imagem digital" é sua resolução. Ao contrário das imagens analógicas, cuja resolução é medida em quantidade de linhas, as imagens digitais tem sua resolução medida em quantidade de pixels. Quanto maior esta quantidade, maior é a resolução da imagem.
Há duas categorias principais de imagens digitais denominadas raster e vetoriais: as imagens raster, também denominadas bitmap, são imagens formadas por um conjunto de pontos definidos por valores numéricos, no qual cada ponto representa um pixel.
Os formatos de imagem são padrões de codificação, compressão e definição que determinam o tipo de arquivo gráfico, como JPEG, PNG, BMP, GIF e TIFF....Confira os principais formatos de imagem e entenda como funciona o processo de escolha.
O pixel é um elemento que pode ser encontrado tanto em imagens quanto em dispositivos eletrônicos. No ramo das artes digitais, ele é o menor ponto de uma imagem. Isso significa que ao ampliar uma imagem, vemos todos os mínimos detalhes em pixels.
Uma imagem é pictórica quando produzida por ordenação de pigmentos sobre algum suporte, geralmente utilizando técnicas de fotografia, desenho, pintura, gravura e outras das Artes Visuais.
As imagens servem para muita coisa ao mesmo tempo: lembrar, documentar, expressar, comunicar, vender (é claro!) e, como evidencia este texto, impressionar. Quando “lemos” as imagens, a mente coloca em ação um processo completamente diferente daquele da leitura de um texto.
Um experimento 1878 por Eadweard Muybridge , nos Estados Unidos usando 24 câmeras produziu uma série de imagens estereoscópicas de um cavalo a galope, sem dúvida foi "primeira" imagem em movimento, embora ele não a chama-se por esse nome. ... Estas imagem assim exposta, veio a ser conhecido como imagens em "movimento".
A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.