Significado de Substrato substantivo masculino [Filosofia] Aquilo que forma a parte essencial do ser, sobre que repousam seus atributos. O que serve de base a um fenômeno.
O termo zooplâncton é derivado do grego zoon, que significa animal, e planktos, que significa deriva. É constituído por organismos microscópicos e heterotróficos que atuam como herbívoros, carnívoros, detritívoros ou onívoros na teia trófica aquática.
Esses organismos distinguem-se com base na cadeia alimentar marinha em: o fitoplâncton (autotróficos) e o zooplâncton (heterotróficos).
Fitoplâncton é um termo utilizado para definir um conjunto de organismos microscópicos fotossintetizantes que flutuam na coluna de água. Um exemplo de organismo que faz parte do fitoplâncton são as cianobactérias, procariotos capazes de realizar fotossíntese.
Define como animais aquáticos os peixes, crustáceos, moluscos e outros animais aquáticos destinados à aquicultura, em qualquer fase de seu desenvolvimento na água.
Os biomas aquáticos são classificados em dois principais grupos: o marinho e o de água doce. O marinho corresponde aos mares e oceanos e o de água doce corresponde aos lagos, lagoas e rios. Os biomas de água doce podem ser de águas lênticas ou paradas (lagos e lagoas) e de águas lóticas ou em movimento (rios).
Ao contrário da região litorânea, a região limnética é observada em quase todos os ecossistemas aquáticos, sendo que suas principais comunidades são o plâncton (bactérias, fitoplâncton e zooplâncton) e o nécton (peixes).
Os ecossistemas aquáticos são classificados conforme as características de: temperatura, salinidade, movimentação da água, profundidade e incidência de raios solares.