O ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas.
Em termos simples, o Ácido Salicílico promove uma esfoliação suave e a redução do processo inflamatório (causa descamação suave na pele), auxilia na diminuição da produção de sebo, diminui as imperfeições da acne, desobstrui os poros e melhora a textura da pele.
Hoje sabemos que, embora a laranja seja, sim, uma excelente fonte de vitamina C, há outras formas de garantir o aporte dessa vitamina – também chamada de ácido ascórbico – no organismo. A vitamina C não é produzida no nosso corpo, por isso deve ser ingerida por meio da alimentação ou de suplementos.
Mardem Machado explica que as causas podem ser variadas para o organismo não conseguir absorver os nutrientes. A má absorção de ferro, pode exemplo, pode ocorrer em pacientes que apresentam doença de Crohn, retocolite ulcerativa e doença celíaca.
Na má absorção do ferro a principal consequência é a anemia ferropriva, que leva a palidez da pele e das mucosas, cansaço progressivo, dores nas pernas e baixa imunidade.
7 sintomas que podem indicar falta de ferro no sangue
A absorção do ferro ocorre no duodeno proximal, sendo a quantidade de ferro absorvida dependente da quantidade armazenada e da capacidade de armazenamento do organismo. Após a sua libertação no citoplasma, o ferro é conduzido para a membrana basolateral do enterócito, ou armazenado em ferritina.
O metabolismo do ferro é controlado principalmente através da absorção e não pela excreção do íon. O ferro é perdido apenas através de hemorragias ou da eliminação de células velhas e/ou defeituosas. Homens e mulheres que não menstruam perdem cerca de 1 mg de ferro por dia.
A eritropoese é o processo de formação dos eritrócitos, que respeitadas as fases de vida do animal, ocorre no interior da medula óssea, e é controlada por um hormônio estimulante chamado eritropoetina.