O que é permitido para alimentar coelhos?
Uma ou duas colheres de sopa de suco pode ser suficiente para incentivá-lo a beber. Tente sucos de maçã, laranja, mirtilo ou cenoura. Se você precisa usar uma seringa para dar fluidos ao coelho, adicione uma pequena quantidade de suco de frutas na água ou mergulhe a ponta da seringa no mel.
Sua dieta geralmente consiste em feno, pellets e legumes, mas quando fica quente, você pode adicionar ervas selvagens, que também são ricas em água. Um veterinário será capaz de diagnosticar a desidratação, levantando a pele do coelho para examinar sua elasticidade.
Além disso, procure trocar a água todos os dias, fazendo sempre a limpeza do bebedouro. Água parada, morna e/ou com resíduos, como algas, podem desestimular ainda mais a ingestão do líquido pelos porquinhos-da-índia.
Caso você more em uma casa e possua um quintal, jardim ou até mesmo uma garagem, é recomendável que o porquinho da índia seja solto para poder se movimentar com mais espaço. No apartamento, separe algumas horas do seu dia para também poder deixá-lo solto.
Ofereça bastante entretenimento ao porquinho-da-índia. Um animalzinho solitário sem companheiro de gaiola precisa receber muitos estímulos, pois passa muito tempo sozinho. Não deixe de oferecer muitos brinquedos para que ele não se sinta entediado.
A versão doméstica do Porquinho-da-índia pode ser criada em gaiola, desde que o espaço seja amplo e você possa colocar o animal em lugares abertos para tomar um ar fresco de vez em quando – mas nada de torrar no sol, afinal, é um animal sensível ao calor, sendo que a temperatura ambiente ideal para a espécie pode ...
Um porquinho da índia é um pet bastante fácil de cuidar. Basicamente, você deve adquirir uma gaiola proporcional ao tamanho dele, que tenha rodas e tubos para que ele se exercite regularmente.
Mudanças no alojamento ajudam a diminuir o tédio porque os porquinhos gostam de explorar novidades. É um comportamento que demonstra alegria nos porquinhos. Eles correm, dão pulos, se sacodem e gritam. É um ótimo sinal de que os porquinhos se sentem seguros, felizes e relaxados.
As grandes paixões do porquinho-da-índia são correr e brincar de esconde-esconde. Dito isso, qualquer brincadeira que envolva movimento e se esconder vai deixar seu amigo peludo feliz.
Segure-o direito. O ideal é que dê bastante atenção para o animal, o que inclui ficar confortável ao segurá-lo. Segure sem apertar, mas dê o suporte necessário. Coloque uma mão debaixo da barriga dele e uma em cima, perto do pescoço. Segure-o próximo do seu corpo, principalmente quando for se mexer.
Alguns sintomas de estresse em porquinhos-da-índia são:
Você pode tentar fazer a alcofa com cola quente ou costurada a mão, mas ela precisa estar bem firme para o porquinho não roer e ela não abrir durante a lavagem. Para lavar a alcofa, basta sacudir a sujeira fora e depois colocar na máquina de lavar com sabão em pó e uma colher de vinagre branco.
Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia. Como fato curioso, o porquinho-da-índia gosta de viver em grupo, por isso recomendamos tê-los pelo menos como casal para que sejam mais felizes.
Para fazer esse brinquedo para porquinho-da-índia, não tem muito segredo, basta amassar uma folha de papel e fazer uma bola. O porquinho vai gostar de arrastá-la por todo seu espaço e tentar desdobrá-la. Se ele comer o papel, você deve retirar a bolinha.
Encha com água morna um recipiente. A quantidade de agua ideal é a suficiente para cobrir o corpo do porquinho, mas também para que ele possa apoiar as patinhas no fundo do recipiente. Coloque o porquinho delicadamente na água para que ele não se assuste. Pode ser colocado um pouco de shampoo neutro na água.
Desde que seja feito com cuidado, o banho pode ser um grande aliado da higiene do porquinho da Índia. Mas ele não é a única medida necessária para manter esses pets limpinhos e saudáveis. ... Fique sempre atento à glândula sebácea, que se encontra no local onde ficaria a cauda do porquinho da Índia.
CUIDADOS - Fáceis de criar, os porquinhos-da-índia demandam poucos cuidados. Não necessitam de vacinas nem vermífugos. A atenção deve ser em relação à alimentação adequada e à limpeza do ambiente. Exemplares de pelagem curta não necessitam de banhos ou escovações.
Mergulhe um pano limpo na água morna e torça-o. Em seguida, passe-o na parte do corpo com mais sujeira. Se os pelos ficarem limpos, não precisa dar o banho. Não use nenhum tipo de pó para dar banho seco em porquinhos-da-índia.
É importante utilizar um shampoo especial para porquinhos-da-índia ou, se você não encontrar, pode utilizar shampoo específico para coelhos. Esses animais têm uma pele muito sensível que pode se irritar ao utilizar produtos que não sejam adequados para eles.
Coloque uma camada de 7,5 cm de feno por cima do papel reciclado, e coloque um pouco de feno em um recipiente de metal ao lado da gaiola. O feno de timothy irá soltar um cheiro adocicado e irá dar ao seu porquinho-da-índia um chão que pode ser manipulado. Também, porquinhos-da-índia podem comer esse feno.
Pode-se colocar o lavatório meio cheio com água morna e sempre segurando-o com a mão (nunca deve estar sem apoio na água) vai-se molhando o pêlo até ao pescoço (cuidado para ele não receber água nos olhos e orelhas). Pode-se também usar um shampoo com ph neutro e sem perfume (existe alguns desses para cães).