Existem alguns métodos de abate que são utilizados para peixes, sendo os mais conhecidos: o golpe letal na cabeça, atordoamento elétrico, choque térmico com uso de gelo para insensibilização pré-abate, secção da medula seguida de sangria das brânquias e a morte por asfixia.
Após a insensibilização, o peixe deve ser sangrado pelo corte dos arcos branquiais e imediatamente imerso numa mistura de água e gelo, com cerca de 12°C a 15°C, onde é mantido de 4 a 5 minutos.
O faturamento de um açougue é de R$50 mil a R$120 mil por mês, porém esse valor pode variar para mais ou para menos, dependendo do local escolhido, o tamanho e o seu público alvo.
Açougue deve seguir normas da Anvisa para estoque e venda de carnes
Vitrine de Açougue: 05 Dicas úteis para você montar a sua
A carne moída, por exemplo, precisa ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1kg e ser mantido sob resfriamento à temperatura de 0ºC a 4ºC ou, quando congelada, a -18ºC. ... “Os açougues e mercados podem vender a carne moída e embalada com antecedência.
Quem realiza a fiscalização? O processo de fiscalização costuma variar em função das peculiaridades de cada estabelecimento. No setor público, podemos destacar o papel do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Vigilância Sanitária.
O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:
As áreas comuns, como piso e paredes devem ser limpos com água e sabão ou detergente (de preferência sempre neutro). Os balcões de refrigeração devem ser limpos externamente com álcool ou benzina. Já internamente é recomendável o uso de detergentes com poder de germicida.
A maneira correta de realizar uma boa limpeza nos balcões refrigerados é lavar, enxaguar, desinfetar e enxaguar novamente. Não desligar os motores à noite. O maior consumo de energia se dá na partida do compressor ao ligar. As portas das câmaras devem estar fechadas o máximo possível.
Limpe com um pano umedecido em uma solução de água e bicarbonato de sódio (dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de água). Nunca use espátulas metálicas, objetos pontiagudos, escovas, produtos abrasivos ou alcalinos para limpeza das superfícies plásticas no interior do seu refrigerador.
No interior do sistema de refrigeração do balcão refrigerado, o fluido refrigerante entra no evaporador, onde será transformado em vapor por meio de processos termodinâmicos. Lá, o vapor refrigerante é superaquecido, motivo pelo qual os motores desses equipamentos estão sempre mais quentes que o ambiente externo.
É indispensável a limpeza do condensador (radiador) mensalmente ou semanalmente, conforme o local. A sujeira acumulada impede a passagem do ar, podendo causar o queima do compressor. Se o equipamento for ficar algum tempo sem uso, desligue-o, descongele-o e enxugue-o.
A parte de trás também deve ser limpa, afinal o acúmulo de poeira pode danificar o funcionamento do eletro. Nesta etapa é imprescindível desligar o aparelho da tomada. E depois disso, basta usar uma escovinha, pincel, espanador ou pano e retirar a poeira. Nada de usar água ou detergente nesta parte.
Encha o conta gotas com água morna, insira a ponta dele no cano e aperte-o para forçar a água para dentro do cano. Deixe a água sair e repita o processo até que a água percorra toda a extensão do cano sem ser bloqueada.
A limpeza é realizada das seguintes maneiras: Se não houver gelo ao redor do buraco, use um cotonete ou outro item adequado (geralmente fornecido). Depois de limpar com uma seringa com água morna, mas não quente, lave o tubo. No caso quando a água sai livremente, o procedimento termina.