Justiniano foi grande construtor e legislador, ele assim como os romanos deixou um conjunto de leis escritas conhecido como Código de Justiniano, o Código criava uma burocracia e excluía os judeus da vida pública, além disso, ele se empenhou em reconstruir o Império Romano, dirigiu varias expedições contra os vândalos ...
Cesaropapismo foi um sistema de relações entre a Igreja e o Estado no qual cabia ao chefe de Estado a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados à suprema autoridade religiosa, unificando tendencialmente as funções imperiais e ...
A cultura bizantina reproduzia um enorme poder romano, grego e oriental. Uma das grandes artes está nas igrejas, coroadas por majestosas cúpulas, distintas do estilo das basílicas romanas. ... Portanto as bases da cultura bizantina são: Arquitetura, religião, engenharia,etc.
Era a capital da cristandade e a maior e mais rica cidade da Europa. Durante quase dois séculos serviu de capital aos bizantinos. Todavia, foi em 1453 que veio a grande derrota. No dia 29 de maio, o Império Otomano tomou a cidade como capital e esta situação não mais se alterou.
Para estabelecer a presença do Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo, foi fundada a cidade de Constantinopla, cujo nome faz referência ao já citado imperador romano. No dia 11 de maio de 330, o imperador Constantino I tornou a cidade de Constantinopla a capital do Império Romano.
Constantinopla se tornou uma cidade muito rica, que causava admiração em seus visitantes. ... B O fato de que a cidade herdara toda a riqueza de Roma. C Os acordos de paz firmados com os povos bárbaros que ameaçavam o Império Romano do Oriente. D A grande quantidade de minas de prata localizadas nela.
A escola original foi fundada em 425 pelo imperador Teodósio II, e tinha 31 cadeiras em direito, medicina, aritmética, geometria, astronomia, música, retórica e outros assuntos, 15 em latim e 16 em grego. A universidade existiu até o século XV.