Os vacúolos são estruturas saculiformes que desempenham variadas funções, tais como armazenamento de substâncias, digestão e controle osmótico. Os vacúolos são estruturas saculiformes que apresentam diversas funções e são encontradas em diferentes tipos de células.
Os vacúolos são estruturas celulares envolvidas por membrana plasmática, muito comuns em plantas e presentes também em protozoários e animais. Tem diferentes funções como: regular pH, controlar a entrada e saída de água por osmorregulação, armazenar substâncias, fazer a digestão e excretar os resíduos.
Vacúolos pulsáteis ou contráteis são organelas citoplasmáticas existentes na célula de alguns protozoários como o Paramecium, que realizam a osmorregulação, ou seja, o controle do volume celular, e deixam o meio externo com concentração idêntica ao meio interno do ser vivo, permitindo a expulsão do excesso de água com ...
Os vacúolos, estruturas características da célula vegetal, são regiões da célula envolvidas por uma membrana única, chamada de tonoplasto. ... Além das substâncias citadas, frequentemente encontramos no interior dos vacúolos compostos fenólicos, alcaloides e pigmentos como as antocianinas e as flavonas.
O vacúolo é uma estrutura celular encontrada na célula vegetal e também em certos tipos de algas e fungos. ... Nas células jovens de plantas, os vacúolos são numerosos e pequenos e a medida que a célula cresce, eles se fundem em um único, grande e bem desenvolvido vacúolo central.
Glioxissomos são peroxissomos especiais encontrados nas células de plantas e sementes em germinação. A diferença entre os dois é que os glioxissomos agem em algumas reações do processo de fotossíntese, estando relacionados à fixação do gás carbônico.
Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
No corpo humano, os peroxissomos são encontrados nas células que formam os rins (células renais) e o fígado (células hepáticas). No fígado, eles auxiliam na produção de sais biliares e também na neutralização de algumas substâncias tóxicas para o corpo através da enzima catalase.
Os peroxissomos receberam esse nome em virtude da presença de enzimas oxidativas e de sua capacidade de produzir água oxigenada (peróxido de hidrogênio).
A catalase é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. ... A catalase é encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais.
Resposta: Os peroxissomos são pequenas vesículas lipoproteicas no interior das quais existem enzimas oxidantes. Sua função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio. Fazendo varias degradações de moléculas tóxicas presentes no organismo.
Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes. No interior dos lisossomos podemos encontrar grande quantidade de enzimas digestivas. Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma).
Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo. ... Por esta razão, o DNA tem papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.
Os ribossomos são formados a partir de fragmentos específicos do DNA. Esses trechos são responsáveis pela síntese de RNA ribossômico.