No equilíbrio, tanto o N2O4 reage para formar NO2 como o NO2 reage para “re-formar” o N2O4: N2O4(g) 2NO2(g). Se começarmos com uma mistura contendo nitrogênio e hidrogênio (em quaisquer proporções), a reação alcançará o equilíbrio com uma concentração constante de nitrogênio, hidrogênio e amônia.
Resposta. Com o aumento da temperatura, teremos uma maior quantidade de reagentes, já que agora ocorre o inverso do que seria se a entalpia fosse maior que 0 (H>0). Portanto, a reação é deslocada para o lado esquerdo. ... Com isso, ocorrerá uma maior quantidade de produtos, já que a reação se deslocará para a direita.
O processo inverso, por outro lado, ocorre com liberação de energia, sendo uma reação exotérmica. Assim, se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita.
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.
Toda reação química possui uma velocidade. No caso das reações reversíveis, a reação direta tem a sua, enquanto a indireta tem a dela. O processo só entrará em equilíbrio químico quando as duas velocidades tornarem-se absolutamente iguais.
Quando aumentamos a pressão em um sistema em equilíbrio, isso favorecerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de contração do volume. ... Nesse caso, o aumento da pressão favorece a reação direta; enquanto a diminuição da pressão favorece a reação inversa.
a) ( V ) Quando um fator externo age em um sistema em equilíbrio, o sistema desloca-se no sentido contrário para compensar o efeito produzido por esse fator.
O equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.
A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio. Onde Kc representa o valor das constantes de equilíbrio em uma temperatura determinada , em função da concentração da espécies em mol L -1 ou [ ] mol L-1 .
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.