Aquela pessoa para quem foi doado o imóvel tem somente a propriedade. De acordo com o Código Civil, o usufruto “pode recair em um ou mais bens, móveis ou imóveis, em um patrimônio inteiro, ou parte deste”. O usufrutuário tem a “posse, uso, administração e percepção” dos bens.
A forma correta é Usufruto! O usufruto nada mais é que o direito de uso do imóvel. 3) Notícia: “Na hora de planejar a perpetuação de bens e elaborar testamentos, um dos termos mais comumente usados é o usufruto. A palavra vem do latim usus fructus, que quer dizer “uso dos frutos”.
De acordo com o Dicionário Houaiss, “fruição” nada mais é do que o ato de fruir, ou seja, de aproveitar ou usufruir de alguma coisa.
A fruição estética é o ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.
Emoções estéticas são emoções que são sentidas durante a atividade estética ou apreciação. Essas emoções podem ser do tipo cotidiano (como medo, admiração ou simpatia) ou podem ser específicas de contextos estéticos.
A leitura-fruição do texto é, segundo GERALDI (1997), aquela na qual a interlocução do leitor com o texto se estabelece pelo prazer[5] de ler. Segundo esse autor, esta uma leitura exclusiva do texto literário. ... O autor destaca que essa forma de interlocução é praticamente ausente nas aulas de Língua Portuguesa.
[...] um leitor-fruidor, ou seja, [...] um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura (BRASIL, 2018, p. 138).
6 dicas para melhorar sua interpretação de texto
O eixo Leitura, segundo a BNCC, tem seu foco voltado para o desenvolvimento de habilidades de compreensão e interpretação da leitura, interpretação de textos verbais e ainda identificação de gêneros textuais que são compreendidas como competências específicas da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, a BNCC propõe que a literatura se aproxime mais do componente curricular “Arte”, dentro da área de Linguagens. Em relação ao desenvolvimento do leitor-fruidor nessa etapa escolar, almeja-se a formação de alunos protagonistas.
Na BNCC, o ensino de crianças pequenas é baseado em campos de experiências. Neles, há a definição dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada ano. A Literatura aparece de maneira mais forte no campo de experiência denominado Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Na BNCC, o ensino de crianças pequenas é baseado em campos de experiências. ... Até os seis anos de idade, o ensino de Literatura é pautado na Literatura Infantil, que desenvolve o gosto pela leitura, estimulando a imaginação e ampliando o conhecimento de mundo das crianças.
→ Multissignificação: A Literatura apresenta uma linguagem que a difere da linguagem utilizada no cotidiano. ... → Conotação: A linguagem literária é conotativa, isto é, uma palavra, quando usada no sentido conotativo, permite diferentes significados e múltiplas interpretações.
A metodologia contempla a análise documental da BNCC (BRASIL, 2016) assim como outras leituras que alicerçam a temática. Fruição, de acordo com o documento é desfrutar das experiências vividas ou apreciadas, e com um significado para o participante, oriundos de diversas épocas e culturas.
Base incorpora as Artes Integradas como unidade temática Além da Música, Teatro, Dança e Artes Visuais, as Artes Integradas foram incluídas. A ideia é que os alunos explorem as relações entre as diferentes linguagens e suas práticas.
A BNCC de Educação Física privilegia oito DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: EXPERIMENTAÇÃO; USO E APROPRIAÇÃO; FRUIÇÃO; REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO; CONSTRUÇÃO DE VALORES; ANÁLISE; COMPREENSÃO; e PROTAGONISMO COMUNITÁRIO.
1. Dimensão do conhecimento. Na dimensão do conhecimento estão as teorias, os conceitos, métodos, processos, políticas, procedimentos, regras. Trata-se do “C” do CHA – também chamada de dimensão do saber.
A BNCC Educação Física do Ensino Fundamental relaciona diversas Dimensões do Conhecimento aos objetivos Conceituais (saber sobre a prática), Procedimentais (saber fazer) e Atitudinais (Saber ser e conviver).
As três dimensões do conhecimento entram-se bem caracterizadas pela literatura ( conceitual, procedimental e atitudinal) assim como bem conceituadas. Porém a sua aplicação no contexto da prática escolar ainda necessita de maiores investigações de recomendações, de como deve proceder.” RUFINO, L.G.B.
Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física.
Nesse particular, as idéias de BOURDIEU (1983), a respeito das propriedades dos campos, permitiram uma reflexão sobre o processo histórico da própria Educação Física, na busca da constituição como área de conhecimento.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.