Para que serve o petróleo? O petróleo, fonte de energia essencial para manutenção da sociedade, é utilizado também como matéria-prima, segundo a DNPM, para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, produtos cosméticos, entre outros.
O país tem 17 refinarias de petróleo, com capacidade para processar 2,4 milhões de barris por dia. ... Há diferentes tipos de óleo, e as refinarias brasileiras foram construídas com a capacidade de processar esse óleo importado, que é mais leve, e não óleo próprio, que é mais pesado.
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
Benefícios: Alta Densidade de Energia – O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia. Isto o torna muito útil e a escolha preferida para uso como combustível em automóveis.
Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos
Outro alternativa ao petróleo, conhecido e usado desde a Segunda Guerra Mundial é a gasolina sintética ou nafta sintética, que pode ser utilizada tanto como combustível como matéria prima petroquímica na obtenção de plásticos e outros produtos da cadeia de transformação de petróleo.
Resposta. Existem várias fontes de energia e de combustível além do petróleo, algumas como a energia eólica, a energia solar, etanol, o biodiesel, o hidrogênio e combustíveis sintéticos.
etanol
diesel
Neste sentido, de acordo com o Inmetro, os carros menos poluentes são estes abaixo.
Coletivos são alternativas mais atraentes, pois circulam com um número elevado de pessoas a bordo e reduzem o impacto das emissões. Entretanto, modalidades como a bicicleta e carros ou patinetes movidos a eletricidade têm se destacado como opções menos prejudiciais.
avião
Além dessas medidas, é fundamental investir em outras opções de transporte menos poluidoras, como o metrô, trens e bondes elétricos, barcos e balsas – sabe-se que o transporte ferroviário polui oito vezes mais que o transporte hidroviário ou aquaviário, enquanto o rodoviário polui 27 vezes mais, e o aeroviário, 667 ...
O principal meio de transporte sustentável e econômico que existe já nasceu com você....Se quiser pular direto para algum deles, clica nos links do índice abaixo:
Segundo o Inventário de Emissões do Transporte Rodoviário de Passageiros em São Paulo, produzido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), um ônibus emite mais poluentes que um carro, mas, devido à capacidade de transportar mais pessoas que o carro, a emissão de material particulado é quatro vezes menor nos ...
diesel
Em relação à emissão de gases poluentes, a queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar. ... O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador.
Verificado por especialistas Diante disso, os veículos mais impactantes são os caminhos, ônibus, carretas, ou seja, veículos automotivos grandes que utilizam o óleo diesel como fonte de combustível, de uma forma geral.
Resposta. Resposta: Os veículos que utilizam motor a combustão, que liberam gases tóxicos na atmosfera, como gás carbônico.
Impactos da emissão de gases dos automóveis Monóxido de carbono (CO) Dióxido de carbono (CO2) Ozônio (O3) Óxido de nitrogênio (NOx)
Monóxido de carbono e hidrocarbonetos são algumas das substâncias presentes na fumaça, que podem agravar problemas respiratórios. "Problemas respiratórios, principalmente pessoas que já têm bronquite, asma, sinusite, rinite, asma.
A fumaça é um produto de combustão de vários materiais químicos, por isso, se inalada, causa reação inflamatória nas vias aéreas superiores (nariz faringe e laringe) e inferiores (traqueia, brônquios e alvéolos).
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros. Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios. Controle diário da qualidade do ar.
Podemos reduzir a poluição do ar de indústrias ou fábricas usando transporte público para viajar, aumentando a eficiência de equipamentos para consumir menos energia e optando pelo gás natural. Qualquer tipo de poluição do ar que tenha fontes de atividades industriais é conhecido como poluição do ar industrial .
Manutenções constantes. A manutenção veicular é a melhor forma de restringir a emissão de gases poluentes do veículo. Alguns problemas, como a falta de calibração do motor, podem facilitar o índice de emanação dessas substâncias.