As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
As eras geológicas são conjuntos temporais que dividem a história geológica da Terra. Essas unidades cronológicas servem para organizar o que foi acontecendo com a geografia do planeta e facilitar os estudos. Assim, entendemos as etapas dos fenômenos que aconteceram no tempo de vida do planeta: 4,6 bilhões de anos.
O período, uma divisão da era, é a unidade fundamental na escala do tempo geológico. Somente as eras do éon Arqueano não são divididas em períodos. A época é um intervalo menor dentro de um período. Somente os períodos das eras do éon Proterozoico não são divididos em épocas.
Era Cenozoica Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.
Explicação: As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
era geológica Arqueozoica
Arqueozoica
Um novo estudo sugere que a formação da Terra foi muito mais rápida do que as teorias normalmente aceitas pelos cientistas. O planeta se formou há cerca de 4,54 bilhões de anos, e seu estágio inicial - quando era um protoplaneta - foi formado em um processo que durou, acredita-se, algumas dezenas de milhões de anos.
A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.
Resposta. O planeta Terra se formou quando o material cósmico se condensou e se aglutinou numa forma aproximadamente esférica pela lei da gravidade, há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. A Terra apresenta o movimento de rotação em torno de seu próprio eixo e de translação em redor do sol.
4,6 bilhões de anos atrás Em seu interior, surgiu uma bola densa, que mais tarde chamaríamos de Sol. Ao seu redor, um disco de detritos, que, por colisão, formariam oito planetas, além de um sem-número de objetos menores. Nascia o Sistema Solar e com ele a Terra.
RIO - Assim como todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de parte de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira.
Sua formação aconteceu quando o planeta Terra, após ter sofrido um enorme aquecimento, começou a esfriar, então do seu interior foi sendo expelido vapor de água, e uma considerável quantidade de gases, dentre outros elementos.
A Terra, há 4,6 bilhões de anos, era uma massa de matéria magmática que, ao longo de milhões de anos, resfriou-se. Esse resfriamento deu origem a uma camada rochosa, a camada litosférica. Esse período é chamado de Era Pré-cambriana.
Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)