Sistema digestório dos anelídeos: Como dito anteriormente, os anelídeos possuem sistema digestório completo. A boca localiza-se no primeiro segmento e o ânus no último. Possuem digestão extracelular.
Os anelídeos apresentam um sistema nervoso que é formado um par de gânglios cerebrais, também chamados de cérebro, e conectivos para um ou dois cordões nervosos que se estendem por todo o comprimento do corpo do animal. Em cada segmento, observa-se a presença de gânglios nervosos e nervos laterais.
Os poliquetas são vermes segmentados pertencentes ao filo Annelida e compreendem um dos grupos mais diversos da macrofauna bêntica. São animais exclusivamente marinhos e a grande maioria das espécies é bentônica, isto é, vivem associados ao sedimento.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. ... Ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.
Esqueletos hidrostáticos são cavidades corporais (pseudoceloma ou celoma) preenchidas por líquido, que dão apoio às contrações musculares e permitem que o organismos que a possuem possam movimentar e alterar a forma de seus corpos. Isso só se torna possível pelo fato da água ser modelável, mas incompressível.
A eficácia do esqueleto hidrostático foi aumentada pela divisão do mesmo numa série de cavidades celomáticas, pois a força da contração muscular localizada, deixou de ser transmitida para toda a extensão do corpo do anelídeo.
Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".
Resposta. Porque possuem órgãos é sistemas mais desenvolvidos,como os órgãos de circulação,reprodução e digestão.
São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. A maioria dos poliquetas vive no mar e algumas espécies tem as águas doces como habitat. Os poliquetas, ao contrário dos oligoquetas, não possuem clitelo.
Uma sanguessuga é um anelídeo da classe ou infraclasse Hirudinea (antigamente chamados Aquetas, ou seja, sem cerdas, contrariamente às outras classes ou infraclasses do seu filo) que se alimenta geralmente do sangue de outros animais (hematófago), embora muitas sanguessugas sejam predadoras carnívoras e não hematófagas ...
Os três grupos (classes) dos anelídeos e seus representantes são: