O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo. É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical.
Ponte é a parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Esta situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica do esfenoide.
Os ossos parietais, do latim parietale ou paries (parede), são um par de ossos retangulares, curvos e achatados que ocupam a parte lateral e superior da calota craniana, protegendo o lobo parietal do cérebro.
Os ossos parietais se localizam em ambos os lados do neurocrânio, formando grande parte das porções superior e lateral da cabeça....Osso Parietal.
A sutura escamosa liga o osso parietal e o osso temporal. A sutura esfenofrontal liga o osso frontal e o osso esfenóide. A sutura esfenoparietal articula o osso esfenóide e o osso parietal. A sutura occipitomastoide é o sulco entre o osso occipital e o processo mastóide do osso temporal.
sutura coronal
O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).
A sutura sagital une os dois ossos parietais do crânio. SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.
Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
Desde 2002, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a Disfunção Temporomandibular e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, o cirurgião-dentista é o profissional mais adequado para flagrar e tratar o distúrbio.