A grosso modo, o cliente interno é o responsável por produzir o que o cliente externo irá comprar ou consumir e deve fazer isso sempre prezando pela qualidade. Para que isso aconteça, a parte técnica é importante, uma vez que ele precisa ser treinado para aprender a desempenhar sua função da melhor forma.
Cliente interno e externo: como lidar com ambos?
O atendimento externo deverá ser prestado com excelência, sempre buscando resolver os problemas do cliente na hora do serviço. Implantar a qualidade no atendimento é possível tanto para grandes quanto para pequenas empresas e basta ter o foco voltado para a satisfação do cliente para que se obtenha sucesso nesta área.
O cliente é a fundação de um negócio e o que o mantém vivo. ... Assim, a excelência no atendimento se faz importante para criar e também manter o cliente, ou seja, fideliza-lo. Um cliente satisfeito além de gerar novas receitas traz consigo novos clientes e mais vendas.
O encantamento de um cliente está relacionado à sua percepção de valor com relação ao produto ou serviço adquirido. ... Isto porque a empresa responsável prestou seu serviço e realizou a venda de forma a oferecer a melhor experiência de compra possível, ou seja, com agilidade e eficiência e de maneira surpreendente.
7 dicas de como encantar o cliente:
Um atendimento que vai além do serviço em si, desenvolvendo uma relação de confiança entre a empresa e o usuário. Oferecendo a ele uma experiência única, mostrando que a empresa realmente se importa com suas necessidades. Tudo isso por meio de cordialidade, agilidade, conhecimentos técnicos e encantamento.
Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.