A broncoaspiração é o ato de ir para a via respiratória algo que não deveria. O nosso pulmão precisa receber ar, na hora de respirar, o ar entra pela boca ou nariz, vai pela faringe, laringe, traqueia e entra nos pulmões, através dos brônquios, até chegar no...
Aspiração de corpo estranho é quando a criança introduz algum objeto pelo nariz ou pela boca e este fica retido no sistema respiratório. Predomina nas crianças do sexo masculino na faixa etária entre 1 e 3 anos.
“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.
Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao golfar enquanto dormem. Em crianças menores, o risco maior é de broncoaspirar alimentos em grão ou engasgar com balas ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade.
Dê tapas firmes nas costas, até que o bebê consiga expelir o leite ou o que provocou o engasgo. Deite a criança de lado com a cabeça mais baixa para o leite fluir. Se criança entrar em parada respiratória é preciso uma manobra chamada Reanimação Cardiopulmonar (RCP) com 15 compressões com os dedos no peito da bebê.
Para evitar que o bebê tenha refluxo durante o sono, a orientação é deixá-lo com a cabeça mais elevada. “O ideal é que ele durma com a cabeça elevada e deite do lado direito, pois o estômago situa-se do lado esquerdo. Dessa forma, evita-se que o bebê pressione o estômago e golfe”, ressalta.
Dicas para diminuir o golfar do bebê
Às vezes as regurgitações são inofensivas, inaparentes e não causam problema, mas ocasionalmente o leite regurgitado pode ser aspirado para o pulmão, causando quadros graves de aspiração pulmonar, engasgo, perda de fôlego, cianose (coloração arroxeada da pele), insuficiência respiratória e até morte súbita do lactente.