Tipos de sujeito
O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minhas tias chegaram de viagem. ... Para identificarmos o sujeito de uma frase, basta nos perguntarmos quem praticou a ação ou observarmos a quem/que o verbo da frase faz referência.
Conferir se o sujeito concorda com o verbo “é”, flexionado na terceira pessoa do singular, ou seja, “ele”, pronome que, nesse exemplo, pode substituir o sujeito.
Classificação do sujeito
O sujeito é um termo essencial da oração sobre o qual se faz uma declaração e pode ser classificado em vários tipos, de acordo com o núcleo que apresenta. Como você já deve saber, o sujeito é um termo essencial da oração e é definido como o ser sobre o qual se faz uma declaração.
Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado. Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. Exemplo: A pequena criança contou-se a novidade com alegria no olhar.
Sujeito e predicado são os termos essenciais da oração. Enquanto o sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se fala, o predicado é a informação dada sobre o sujeito.
De acordo com o tipo de núcleo os predicados se classificam em: Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.