Normalmente a partir do segundo trimestre da gravidez a linha começa a aparecer. Ela é uma faixa marrom escura, que risca o meio o abdômen, entre o umbigo e a região pubiana. Esta faixa é chamada de linea alba. Quando ela escurece na gravidez, é denominada linea nigra.
A linha nigra é uma linha escura que pode aparecer na barriga de mulheres grávidas devido ao aumento do abdômen, para acomodar melhor o bebê o o útero aumentado, e às alterações hormonais típicas da gravidez.
A linha nigra é uma linha vertical de cor escura que surge na barriga da gestante. Esta linha costuma aparecer a partir do quinto mês de gestação, por volta da 17ª a 20ª semana.
Normalmente, a linha Nigra aparece após o 5º mês de gestação, mas também pode surgir no primeiro trimestre se não for a primeira gravidez da mulher. Essa mancha é causada pelo aumento de estrogênio no corpo, que causa um excesso de pigmentação na pele, formando uma linha divisória no meio da barriga, na vertical.
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga
Não há um padrão para se começar a notar a barriguinha de grávida. Em geral, a saliência mais visível aparece entre a 16ª e a 20ª semana, que equivalem ao quarto e ao quinto mês de gestação.
Estas manchas aparecem, geralmente, por volta dos 6 meses e são de cor marrom e embora sejam mais frequentes no rosto também podem aparecer nas axilas, virilhas e barriga.
Esta hiperpigmentação da pele, também conhecida como melasma, é causada pelas alterações hormonais comuns da gestação além de fatores genéticos e exposição excessiva ao sol.
Durante a gestação, as variações hormonais que se produzem no organismo materno conduzem a uma maior concentração de melanina (o pigmento escuro que determina a cor da pele) nalgumas zonas do corpo e da cara.
Essa tendência do aparecimento de manchas acontece devido ao estímulo de hormônios que ocorre nessa fase. Portanto, o melhor tratamento é a prevenção com a proteção solar.
Para evitar o surgimento de manchas a dermatologista indica o uso de protetor solar como principal meio de ação preventiva. "O ideal é evitar o contato com o sol, passar o filtro solar corretamente e, depois do terceiro trimestre, começar a usar vitamina C tópica", afirmou.
De acordo com a médica, durante a gravidez, a mulher pode apresentar diversas alterações na pele. Entre as mais comuns estão as modificações pigmentares, como o melasma - manchas escuras que, geralmente, aparecem no rosto - e a hiperpigmentação, como o escurecimento da aréola mamária e o aumento de sinais na pele.
Os cremes anti-idade são super bem-vindos durante a gravidez. Isso porque eles contém vitamina C e E, que têm ação antioxidante, o que, de acordo com as dermatologistas, são totalmente seguras na gestação.
Mas afinal, quais são os filtros solares mais indicados para a gestante? De modo geral, é indicado o uso dos que disponibilizem proteção UVA e UVB (intitulado como “protetor solar de amplo espectro”) e de FPS entre 30 e 50.
Verdade. O protetor diário respirável pode ser utilizado diariamente, pois é feito de material respirável, que permite a circulação de ar e não interfere na flora vaginal, nem no pH conforme estudos realizados.
Os 8 Melhores Protetores Solares para rosto em 2018
Portanto, a sua aplicação é realmente essencial.