"Para evitar a hipoglicemia noturna, o ideal é fazer um lanche antes de dormir, consumindo carboidratos e proteínas, como leite ou pão com queijo e presunto", afirma a nutricionista Deise Regina Baptista Mendonça, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes.
O rápido aumento de açúcar no organismo força o pâncreas a trabalhar mais do que o normal, respondendo com um pico de insulina para estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Assim, o pão pode fazer parte da dieta das pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 desde que seja o pão integral adequado.
A boa notícia é que, se você tem diabetes, pode comer pão – e há muitas opções saudáveis! Pães integrais, como trigo integral, centeio, pães germinados e variedades de grãos integrais orgânicos são ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas.
Manteiga de amendoim: é a melhor combinação de proteína e boa gordura.
A manteiga: Traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!). É mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. Existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
O eterno dilema sobre qual acompanhamento devemos passar em nossos pãozinhos do dia a dia é muito simples de responder. Apesar de muito semelhantes, a manteiga, de origem animal, ainda é a melhor opção para a nossa alimentação, já que a margarina, mesmo de origem vegetal, possui grande quantidade de gordura trans.
Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras. ... Produzida por meio do batimento do creme de leite, que é a nata do leite, a manteiga é um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida a partir de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas.
Dê preferência a margarinas com fitoesteróis que ajudam na redução do colesterol. A Becel pro-active é um exemplo. Os fitoesterois contêm substâncias antioxidantes e estudos recentes têm indicado a importância deles para quem quer controlar as taxas de colesterol no organismo.
Para quem se preocupa em ter uma dieta saudável, os especialistas recomendam uma saída alternativa: “Para quem tem colesterol alto, uma dica é substituir manteiga e margarina por queijo cottage ou ricota”, diz a nutricionista Anna Christina Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo.
Devido a seus altos triglicerídeos, você deve limitar tanto carboidratos quanto as gorduras em sua dieta. Isso inclui gordura saturada da manteiga que é assada em bolos. Você também pode evitar completamente as gorduras trans, que têm algumas bolachas recheadas.
Existe uma tecnologia utilizada em todas as margarinas Qualy há muito tempo, que a deixa livre de gordura trans.