A liberdade consiste em estar livre de restrição e de violência por parte de outros, o que não se pode dar se não há lei. (LOCKE, 2000, p. 306). Apesar de a lei natural ser evidente e inteligível, os indivíduos nem sempre são capazes de respeitá-la, na opinião de Locke.
Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. ... Ao contrário de Hobbes; em que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência; o estado de natureza lockiano é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais.
No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.
Para Thomas Hobbes, a única função do Estado é manter a paz entre os cidadãos. ... O Estado hobbesiano é soberano. Depois de constituído, de formalizado, tem poderes ilimitados de organizar a sociedade como melhor lhe aprouver. Sem Estado não há civilização, não há cidadania, não há paz.
Para Hobbes, direitos naturais não são constituídos pela lei, seja natural ou civil. ... direito natural “é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida”: • direito natural “consiste na liberdade de fazer ou de omitir.”
O direito natural, ou jusnaturalismo, supõe a existência de um direito universal, estabelecido pela natureza. Seu fundamento é o da lei natural, e não o da lei humana, que rege os acordos e contratos sociais. ... Essa seria a "lei verdadeira", de acordo com a razão universal e imutável da natureza.
A diferença entre direito natural e direito positivo é que o direito natural independe do Estado ou de leis. ... O direito positivo, por outro lado, depende de uma manifestação de vontade, seja da sociedade ou de autoridades.
Para isso, os juristas romanos recorreram ao direito natural[6]. Nesse contexto histórico, o direito natural era o direito comum (ius commune), que a razão natural implanta entre todos os homens e entre todos os povos. Por outro lado, esse direito, enquanto razão natural, devia ser respeitado pelo ius civile.
A lei natural é um conceito com longa tradição na história da filosofia, encontramos seus princípios desde o pensamento grego, com o estoicismo, com os juristas romanos, indo até o medievo com Agostinho, Tomás e chegando ao mundo moderno\ contemporâneo com as diversas interpretações de cunho ético, político e jurídico ...
A FILOSOFIA DE LOCKE Nesse estado, os homens gozariam dos chamados direitos naturais: vida, liberdade, igualdade e propriedade privada – essa última seria derivada do trabalho e, portanto, natural.
Locke defende que a educação deve considerar tanto o aspecto físico quanto o aspecto psíquico do ser humano. Isso significa afirmar que deve propiciar o desenvolvimento integral do homem, posto que Locke delega à educação a finalidade de tornar o gentil-homem em um ser humano virtuoso.
O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.
6-8), Newton observa que está tratando tais forças "matematicamente", sem se pronunciar sobre sua realidade física. ... Segundo a posição defendida, entre muitos outros, por John Locke, tais hipóteses devem ser interpretadas como tentativas legítimas de descrever aspectos inobserváveis da realidade.