A depressão escapular, que significa um abaixamento da cintura escapular quando comparado à linha acromial, é um dos problemas muito comuns aos fisiculturistas, por se submeterem a treinamentos de resistência progressiva com elevada sobrecarga de exercícios.
Ação de puxar para a frente.
É o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração. As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.
Inserem-se na escápula (espinha ao ângulo inferior). Apresentam como ação a retração (adução), elevação e rotação inferior (ângulo lateral roda inferior) da escápula. O músculo levantador da escápula se origina nas vertebras cervicais (processo transverso) e se inserem na escápula (espinha até o ângulo inferior).
Quando o ombro realiza uma flexão ou abdução além dos 90º, o movimento é acompanhado por uma báscula lateral da escápula e, quando o ombro realiza o movimento de adução, a escápula acompanha com uma báscula medial.
Músculos que atuam na Escápula
Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração.
Protração não é somente o movimento anterior, mas um movimento ântero-lateral. Isso significa que a estrutura se move anterior e lateralmente. De maneira semelhante, a retração também consiste de um movimento extra póstero-medial.
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.
O músculo redondo maior tem inserção de origem no ângulo inferior da escápula e inserção terminal no lábio medial do sulco intertubercular do úmero. O músculo supraespinal tem inserção de origem na fossa supraespinal da escápula e inserção terminal no tubérculo maior do úmero.
Qual músculo realiza a flexão horizontal do braço, tendo três porções de origem e apenas uma inserção? Músculo peitoral maior, que tem três porções (ou partes) de origem, sendo elas a porção clavicular, a porção esternal e a porção abdominal.
A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção. Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses. O encurtamento da distância entre as extremidades pelo processo de contração permite que os segmentos do corpo movimentem-se.
O músculo deltoide (deltóide) é um grande e potente músculo da articulação do ombro....Músculo deltoide.
O músculo deltoide, deltoideus, é um músculo proeminente que recobre o ombro. Tal nome deve-se à forma do músculo, que lembra a letra grega delta invertida. É comumente utilizado para citar a força de vontade de um indivíduo.
O deltoide é um músculo superficial, com espessura reduzida, tecido estriado e denso, fixado no terço lateral da clavícula; em sua parte mais profunda, atinge o terço superior do úmero e a articulação escapulo-umeral. A vascularização ocorre pela veialartéria axilar, circunflexa posterior e umeral.
Por exemplo, ao fazer injeção IM no deltoide, deve-se garantir que a injeção seja feita no centro deste músculo. Para fazer a injeção intradérmica da vacina BCG em contrapartida, deve-se aplicar na altura da inserção inferior do músculo deltoide.
Aplicar o volume máximo de 2ml de medicamento no músculo deltóide e de 5ml, no vasto lateral, dorso glúteo e no ventroglúteo em cada aplicação e em clientes adultos.
Deve-se aplicar a injeção em um músculo chamado deltoide, localizado na parte superior do braço, logo abaixo do ombro. Para saber exatamente onde, coloque a palma da mão no ombro e afaste o polegar dos outros dedos, para formar um V invertido. Certifique-se que o meio do seu braço está centrado no V.
Vacinas pela via intramuscular (IM) Trata-se de uma injeção mais profunda, que atinge a camada muscular. Em crianças geralmente aplica-se no músculo lateral da coxa. Em adultos e crianças maiores aplica-se na região do deltóide ou glúteo.
Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega. No caso da aplicação da injeção no glúteo, deve-se inserir primeiro a agulha e só depois juntar a seringa; Puxar um pouco o êmbolo, para verificar se existe entrada de sangue na seringa.
O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.
O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.
O número da agulha depende da viscosidade da medicação. O comprimento depende do tamanho do músculo do paciente e da quantidade de tecido adiposo existente. O volume máximo permitido é de 10 ml do medicamento, porém recomenda-se que seja administrado até 5 ml.
Via subcutânea (SC) Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 ml.
O volume máximo de líquido recomendado para ser injetado neste músculo é de 4-5 ml para adultos.