EQST

O Que Hidroperitnio?

O que é Hidroperitônio?

Ascite. Ascite (também conhecida como "barriga d´água" ou hidroperitônio) é o nome dado ao acúmulo de líquido no interior do abdome.

O que é hiperemia ativa?

1. Hiperemia ativa. A hiperemia ativa, também conhecida como hiperemia fisiológica, acontece quando há um aumento do fluxo sanguíneo para determinado órgão devido ao aumento da demanda de oxigênio e nutrientes e, por isso, é considerada como sendo um processo natural do organismo.

Qual a diferença entre congestão e hiperemia?

HIPEREMIA E CONGESTÃO O tecido é vermelho pelo congestionamento dos vasos com sangue oxigenado. A congestão é um processo passivo, resultado do efluxo externo deficiente de um tecido.

O que é uma congestão?

substantivo feminino [Medicina] Acúmulo anormal e excessivo de sangue nos vasos de um órgão, numa região do corpo ou numa estrutura corporal. [Figurado] Quantidade excessiva de; afluxo, aglomeração: congestão de carros. Ação ou efeito de congestionar; em que há aumento do fluxo de algo.

O que é congestão vascular?

Congestão, também denominada de congestão passiva ou hiperemia passiva, é um aumento local de volume de sangue nos vasos de determinadas partes do corpo. Essa condição resulta da obstrução do retorno venoso, que pode ser um evento ou um fenômeno generalizado.

O que é uma congestão alimentar?

A congestão alimentar é o mal estar no corpo que aparece quando se pratica algum esforço ou atividade física depois de ter feito uma refeição.

Quais são os sintomas de congestão?

MITO — Os sintomas relacionados de mal-estar relacionados à popular congestão são suor frio, tontura e, nos casos mais graves, vômitos e desmaio. Quando isso ocorre, devemos deixar a pessoa em repouso em um local fresco e arejado. Geralmente, em cerca de uma hora esses sintomas começam a desaparecer.

O que acontece na congestão?

Nesse caso, a congestão ocorre porque o fluxo sanguíneo, que faria a digestão, é desviado do estômago para os músculos. Isso pode causar falta de oxigênio no cérebro e provocar suor frio, fraqueza, dor de cabeça, vômitos e desmaios.

O que fazer em caso de congestão alimentar?

Os problemas estomacais podem causar sintomas desagradáveis, como congestão, estômago estufado, arrotos e enjoos

  1. Chá de hortelã A bebida tem diversas propriedades digestivas. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de verônica. ...
  4. Chá de erva-doce. ...
  5. Suco de maçã ...
  6. Chá de cálamo. ...
  7. Suco de abacaxi com mamão. ...
  8. Suco de limão.

Porque faz mal entrar na piscina depois de comer?

Se nesse momento a pessoa realizar alguma atividade física intensa, os músculos passarão a requerer mais sangue para supri-los de oxigênio, atrapalhando o processo digestivo. Por esse motivo, não é indicado realizar nenhuma atividade física intensa, seja dentro ou fora da água, imediatamente após as refeições.

O que é congestão hepática?

A hepatopatia congestiva é a congestão venosa difusa do fígado que pode resultar de insuficiência cardíaca direita (geralmente, secundária a miocardiopatia, regurgitação tricúspide, insuficiência mitral, cor pulmonale ou pericardite constritiva).

O que é congestão passiva?

Congestão passiva - imagem microscópica – cão. A congestão passiva consiste no aumento da quantidade de sangue numa região por dificuldade de retorno venoso. Pode ser geral ou local, aguda ou crónica. O fígado é, como o pulmão, um dos primeiros órgãos a sofrer de congestão passiva de ordem geral.

O que quer dizer hepatopatia crônica?

As doenças crônicas do fígado (hepatopatias) representam um sério problema de saúde pública. Dentre suas múltiplas causas, as principais são: infecção pelos vírus das hepatites B e C, hepatite causada pelo consumo excessivo de álcool e acúmulo de gordura no órgão (esteatose hepática não alcoólica).

O que é um fígado cardíaco?

Definição de fígado cardíaco O fígado cardíaco é resultado do impacto da insuficiência cardíaca sobre o fígado. Na evolução da insuficiência cardíaca direita, um acúmulo de líquido ocorre no lado direito do coração na veia cava inferior, que leva grande parte do sangue dos órgãos para o coração.

Quais são os perigos de gordura no fígado?

O simples fato de o paciente ter gordura depositada no fígado aumenta o risco de doenças cardíacas e vasculares em quase 2 vezes. Além do mais, a gordura pode levar a inflação do fígado causando uma hepatite, a esteato hepatite não alcoólica.

Como se da gordura no fígado?

Gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, ocorre quando as células do fígado começam a ser infiltradas por células de gordura (triglicérides). É normal ter um pouco de gordura neste órgão, mas quando mais de 5 a 10% dele é composto de gordura o quadro deve ser tratado.