O Neoclassicismo foi um grande movimento artístico e cultural, que surgiu na Europa no início do século XVIII. Ele inovou aspectos na literatura, arquitetura, pintura e escultura, promovendo uma grande valorização das tradições greco-romanas.
O principal movimento literário alinhado aos ideais neoclassicistas foi o Arcadismo. A literatura nesse período é revelada pela simplicidade na linguagem. Isso acontece através do uso de um vocabulário simples, bem como pela escolha dos temas associados ao cotidiano, à natureza e à mitologia.
Um exemplo cristalino dessa movimentação nas artes pode ser encontrado nas mãos do maior pintor do povo, considerado por muitos o pai do Neoclassicismo: Jacques-Louis David (1748 -1825).
O movimento artístico e cultural denominado Neoclassicismo surgiu na Europa durante o século XVIII. Seus objetivos envolviam o resgate das características estéticas e culturais de Roma, Grécia e outras civilizações clássica com intensa expressão na arquitetura, na escultura, na literatura e na pintura.
Forte influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades italianas de Pompéia e Herculano que, no ano de 79 d.C., foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio. ... Depois de 1860, as escavações foram dirigidas com sucesso cada maior, pelo arqueólogo italiano Giuseppe Fiorelli (1823-1896).
Resposta. Forte influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades italianas Pompéia e herculano que no ano, 79. A.c, foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio.
O pintor francês Henri Rousseau (1844-1910) é considerado o precursor do estilo e foi reconhecido dessa forma quando expôs suas obras no “Salão dos Independentes” na França, em 1886. ... Dessa maneira, eles renunciam às regras instituídas para a pintura.
Arquitetura neoclássica no Brasil É dele o projeto da Academia Imperial das Belas Artes, inaugurada em 1826 no Rio de Janeiro. Em 1822, ela passou a ser conhecida como Escola Belas Artes. ... Foi dessa forma que a arquitetura neoclássica passou a ser o padrão para as obras do país naquele período.
Ele prosperou na Europa (especialmente no sul da Alemanha e na Áustria) do início ao fim do século XVIII, marcando a passagem do Barroco para o Arcadismo. Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. ... No Brasil, foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por estilo ”Dom João V”.