Os isômeros deverão ter carbonos unidos por uma dupla ligação e ligantes diferentes presos a cada carbono da dupla ligação. Seja a ligação dupla entre C = C e seus ligantes a, b, c, d, a condição para que ocorra a isomeria geométrica cis-trans deve ter seus ligantes a e b diferentes e c e d diferentes.
Isomeria de Cadeia Os isômeros apresentam cadeias carbônicas diferentes (cadeia aberta e fechada, cadeia homogênea e heterogênea), mas a mesma função orgânica. Apesar de o butano e o metilpropano terem a mesma fórmula molecular, a cadeia do butano é aberta, enquanto a do metilpropano é ramificada.
Dextrogiro: Isômero óptico ativo que desvia a luz polarizada para a direita; Levogiro: Isômero óptico ativo que desvia a luz polarizada para a esquerda.
Para que um composto orgânico seja opticamente ativo é necessário que suas moléculas seja assimétricas, ou seja, suas moléculas devem possuir carbono assimétrico, que é o carbono que possui os quatro ligantes diferentes, ou seja, carbono com ligação dupla ou tripla nunca pode ser assimétrico.
Verificado por especialistas. a) Flúor-cloro-bromo-metano. A substância que pode ter isômeros ópticos, isto é, que possui carbono quiral ou assimétrico é Flúor-cloro-bromo-metano, devido ao fato do carbono fazer quatro ligações diferentes, ao seja, pode se ligar ao hidrogênio, ao flúor, ao cromo e ao bromo.
e) Apenas I, II e III. 35 (UFG-GO) Quando se considera 1-buteno e 2-buteno, pode-se afirmar que: (01) 1-buteno admite isômeros funcionais. (02) 2-buteno admite isômeros geométricos. ... (08) 1-buteno e 2-buteno são isômeros de posição.