Escravos de Jó
Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do- mato. ... Brincadeiras de origem africana que se tornaram parte da cultura brasileira.
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.
O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato. O significado de caxangá é ainda mais obscuro.
Caxangá seria pedra e Zambelê, o escravo velho. ... Escravo de Jó (em Iorubá, significa senhor) / Jogava Caxangá (que significa pedra) / Tira bota deixa o Zambelé (significa escravo velho) ficar / Guerreiro com guerreiro fazem zig zig zá.
Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, mil juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitos servos; de modo que este homem era o maior de todos do Oriente. Chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
A história de Jó me ensina que os sofrimentos e dores que passamos não necessariamente são punições por pecados específicos que cometemos. Afirmar que Jó era justo e não sofreu por punição, não significa dizer que ele não era pecador. ...
Jó era justo e gentio “Na terra de Uz [ moderna Arábia Saudita ], vivia um homem cujo nome era Jó” (Jó 1: 1). Jó não era israelita. ... Além de ser de Uz, a primeira coisa que a Bíblia nos diz sobre Jó é que ele era justo e piedoso, “irrepreensível e reto”, um homem que “temia a Deus e evitava o mal” (Jó 1: 2).
° Uz estaria localizada em uma área entre Damasco e o Rio Eufrates, na orla do Deserto da Arábia. ° Uz estaria localizada na fronteira de Edom, no Deserto da Arábia. Esta última possibilidade situa Uz mais perto das localizações comumente aceitas para os lugares de origem dos três amigos de Jó, que vieram visitá-lo.
83 anos (16 de janeiro de 1938)
22 de dezembro de 2019
Fiz televisão por 60 anos. Posso me dar ao luxo de não fazer mais”, comentou em entrevista a revista Veja em 2018. Com o término do Programa do Jô (2000 - 2016), muitas notícias disseram que o apresentador estava magoado com a direção da Globo, entretanto, ele negou qualquer problema com os líderes do canal.
Português