Dança é expressão - através dos movimentos do corpo organizados em sequências significativas – de experiências que transcendem o poder das palavras e da mímica. Sendo expressão das experiências, é uma linguagem que fala da vida e da relação do homem (corpo) com a natureza, com a sociedade, com a cultura e a história.
Sustentação e movimento do corpo humano A aula pode começar com uma atividade lúdica, em que os alunos vão dançar e perceber a movimentação do seu corpo. Convide então o grupo a falar sobre suas impressões da atividade e, em seguida, convide os alunos a montar um esqueleto, reproduzindo o próprio corpo.
Por isso, é necessário trabalhar desde cedo atividades que estimulem a linguagem corporal da criança, fazendo com que a mesma explore o corpo no espaço, identifique as partes de seu corpo, desenvolva a lateralidade, para que assim possa efetivamente explorar o mundo por meio do movimento.
Outra maneira divertida de aprender as partes do corpo é por meio da música e dos movimentos. Dance à vontade com o seu filho e mostre diferentes movimentos que usem diferentes partes do corpo diversas e nomeie-as. Por exemplo, diga “dobre os seus joelhos assim” enquanto toca, dobra e estica os joelhos no ritmo.
O corpo humano pode ser estudado em três partes distintas, são elas: cabeça, tronco e membros.
Todo o tronco, pode ser dobrado para a frente, para trás, para os lados e ser torcido acima do quadril. O movimento pode acontecer por que temos muitos músculos, e articulações nessa parte do corpo. Além disso temos o pescoço, os braços e as pernas, o joelho, os pés e as mãos, os dedos.
Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.