Joule estudou a natureza da corrente elétrica. Após inúmeros experimentos ele descobriu que, quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre uma transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule (que dá nome ao blog) em sua homenagem.
Salford, Reino Unido
James Prescott Joule foi um físico britânico que nasceu em 1818. A sua principal contribuição foi a descoberta da transformação de energia elétrica em calor. Nasceu em 1818 e morreu, aos 71 anos, em 1889. ...
O elétron-volt (eV) não é a unidade do SI, mas é tradicionalmente usada em estado sólido e física nuclear; 1 eV corresponde à energia cinética ganha por um elétron acelerado com o potencial eletrostático de 1 volt. A fórmula para converter eV em J é E(J)=1,-19 x E(eV).
Volt: uma unidade de tensão elétrica A explicação técnica diz que um Volt (representado sempre pelo símbolo “V”) é equivalente ao potencial de transmissão de energia (medido em Joules) dividido pela carga elétrica (medida em Coulombs) entre dois pontos distintos.
Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V). R: Resistência elétrica, dado em ohm (Ω).
VA = Watts / 0,65 . Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida. Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA.
O multímetro é o instrumento indicado para o primeiro teste. O que fazemos então é medir a resistência dos enrolamentos. O primário de tensão mais alta tem uma resistência ohmica mais elevada que o secundário de tensão mais baixa. A resistência do secundário será tanto menor quanto menor a tensão e maior a corrente.
A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req .
A tensão de saída é dada pela soma algébrica das tensões de entrada, multiplicada pela relação entre R2 e R1.
Uma maneira de calcular a queda tensão elétrica causada pelo resistor para não danificar o LED é aplicando a lei de ohm. Sabendo que a corrente elétrica máxima que pode fluir por todo o circuito é 20mA e a resistência do resistor é 350 ohms é possível calcular a diferença de potencial no resistor.
Como esta corrente é reduzida pelos capacitores, a queda de tensão total é então reduzida de um valor igual a corrente do capacitor multiplicada pela reatância.
1 – Limites de queda de tensão fixados pela NBR 5410: 4% para as instalações alimentadas diretamente pela rede de distribuição pública de baixa tensão; e 7% para as insta- lações que contam com subestação própria ou com geração própria. Além disso, a queda de tensão máxima admissível nos circuitos terminais é de 4%.
A queda da tensão elétrica faz com que não se tenha na tomada a tensão correta, ou em um ponto de iluminação. ... Isso ocorre devido ao consumo de energia e ao comprimento do condutor, ou seja, comprimento do circuito elétrico. Assim, quanto mais comprido é o circuito, maior a queda de tensão.
Encontramos na tabela: r = 3,39 ohms/km para o cabo de 6 mm2 e r = 1,95 ohms/km para o cabo de 10 mm2. Neste projeto, com 20 módulos em série, com tensão de máxima potência individual de 40,3 V em STC, totaliza-se a tensão de 806 V. A queda de tensão admissível seria, portanto: 3% x 806 = 24,18 V.
Queda de tensão: diferença entre as tensões em dois pontos ao longo de uma linha elétrica, num dado instante. Circuito terminal: circuito ligado diretamente a equipamentos de utilização e/ou a tomadas de corrente. ... Exemplos: ponto de tomada, ponto de iluminação, ponto para ligação de um equipamento.