Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
A produção da melanina pelos melanócitos é feita a partir da oxidação progressiva do aminoácido tirosina. Assim, quanto maior a quantidade de melanina produzida, mais escuro será o tom da pele e vice-versa. Isso nos leva a concluir que toda forma de pele possui a mesma constituição.
Olá! Essas pessoas ficam mais morenas devido a necessidade do corpo de se proteger contra os raios solares e começa a produzir mais melanina. Essa mudança é importante para prevenir doenças e proteger a pele de queimaduras.
A cor da nossa pele é determinada pela melanina – substância produzida pelo nosso organismo. A quantidade que temos do pigmento determina se nossa pele será branca, ruiva, amarela, morena ou negra, e também qual será a cor dos olhos e do cabelo.
O tom é indicado por um polímero natural chamado melanina, que sofre uma reação química. Essa reação ocorre na entre a derme e a epiderme, camadas que junto com hipoderme, parte mais profunda formada pelo tecido adiposo, constituem a pele.
As cores de pele são fruto da migração do ser humano e da seleção natural ao longo das eras. A seleção natural fez seu papel, mas a origem se mantém: somos todos descendentes de negros.
Por que existem diferentes tons de pele? As diferentes colorações da pele das pessoas é resultado das variações dos melanossomas, as vesículas que carregam a melanina até a camada mais superficial da pele. O tom da pele vai variar conforme o número, o tamanho e a distribuição dessas vesículas na nossa epiderme.
A cor da pele é determinada pelo grau de pigmentação. Todos temos pigmentos negros e pigmentos amarelos, mas as diferentes pessoas possuem-nos em diversas proporções e é disso que depende o tom da pele. Esta proporção depende sobretudo da proporção que os seus pais têm.