O objetivo dela é informar os condutores sobre as condições da via, proibições, restrições ou obrigações. Geralmente essas placas são circulares com fundo branco e bordas vermelhas, sem ou com uma tarja vermelha.
Placas de Regulamentação
Brancas, com borda vermelha, símbolos e letras pretas, geralmente no formato circular (exceto as placa de "dê a preferência", triangular e a placa "pare", com formato hexagonal e cor vermelha com letras brancas). São utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições.
Cinza claro – há ainda algumas placas em estradas de fundo cinza claro, quase branco, e dizeres em preto – geralmente apenas texto. São as placas educativas. Elas trazem mensagens simples, cujo objetivo é a conscientização de condutores e usuários.
Ajudar no tráfego de pedestres; Regulamentar a velocidade em vias, nas proximidade de escolas e demais locais de acesso público; Indicar a posição das vias e ruas no intuito de permitir que o motorista identifique sua localização; Evitar acidentes, promovendo a organização do trânsito na cidade e nas rodovias.
Quanto aos semáforos para os pedestres, ajudam a “garantir a convivência entre quem conduz os veículos e os que cruzam as ruas”. O professor informa que esses semáforos protegem pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos, deficientes ou mulheres grávidas.