Veja os exemplos: "Eduardo acordou, falou com sua noiva, tomou café da manhã, tomou banho e saiu para o trabalho." "Primeiro, Maria chegou no trabalho e falou com seus colegas. Segundo, desceu para atender seus pacientes."
A produção de um texto por enumeração visa enumerar determinados eventos, coisas ou características para o leitor. Desta forma, o autor deve apresentar a sequência que deseja seguindo uma ordem estabelecida pelo próprio.
Enumeração ou descrição de detalhes – O desenvolvimento por enumeração de detalhes é o mais comum e caracteriza-se pela descrição e especificação de pormenores. 2. Analogia e comparação – Na comparação, as semelhanças são reais e expressas por termos como quanto, como, tal qual, parecer, lembrar, dar uma ideia.
As citações podem ser usadas no começo do texto, para introduzir o tema e ambientar o leitor, durante o desenvolvimento, para embasar sua argumentação, ou no final para ajudar na sua proposta de intervenção. ... Ela deve ser usada somente quando você se lembra exatamente da frase a ser citada.
O resgate histórico é uma das melhores formas de fazer a introdução, pois dá conta de contextualizar o assunto e ainda te ajuda a demonstrar repertório. Para fazer uma introdução assim, destaque pontos da história em que houve a situação abordada no tema. Tome cuidado, sempre, para não fugir do tema.
As relações de causa e consequência podem ser utilizadas em apenas um parágrafo (como no exemplo acima) ou nos dois parágrafos do desenvolvimento. Neste caso, um dos parágrafos apresentaria a causa e o outro, a consequência.
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
Já a consequência, resultado das orações subordinadas adverbiais consecutivas, é o efeito do que é declarado na oração principal. As principais conjunções consecutivas são: que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.
b) Consequência As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.
Estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para a coesão e coerência. As repetições, substituições ou associações são recursos de coesão usados para amarrar a frase seguinte à anterior, visando à escrita coerente e coesa de um texto.
Como identificar problemas na empresa
6 passos para executar um mapeamento de processos bem-sucedido
BPMN (Business Process Model and Notation) é uma notação gráfica que tem por objetivo prover uma gramática de símbolos para mapear, de maneira padrão, todos os processos de negócio de uma organização. Desde sua disponibilização formal em 2004, BPMN tem sido amplamente utilizada em organizações do mundo inteiro.
Um mapeamento de processos BPM tem como objetivo determinar a forma como os insumos recebidos são tratados e transformados, para promover este processo com total efetividade, (eficiência + eficácia).