Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu. Um exemplo de cisgênero é uma pessoa que nasceu com genitália feminina e cresceu com características físicas de “mulher”, além disso adotou padrões sociais ligados ao feminino, comumente expressados em roupas, gestos, tom de voz.
No caso do sexo, cis descreve o alinhamento de identidade de género com o sexo atribuído. Os sociólogos Kristen Schilt e Laurel Westbrook definem o cisgênero como um rótulo para "indivíduos que têm uma correspondência entre o gênero em que foram atribuídos no nascimento, seus corpos e sua identidade pessoal".
Abordar os conceitos fundamentais referentes a um SIS, a saber: sistema, dado, informação, situação de saúde, indicador e Sistema de Informação em Saúde (SIS). ... Identificar as informações que basicamente devem ser produzidas e disponibilizadas por um SIS, destacando a importância dos indicadores de saúde.
Mas o que isso significa? Esses números significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro - de maior valor - é chamado de sistólico e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração.
Os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) são aqueles desenvolvidos e implantados com o objetivo de facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões, a fim de contribuir para melhorar a situação de saúde individual e coletiva.
Um SIS deve servir para gerenciar as informações que os profissionais de saúde necessitam para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível sendo eficazes e eficientes. Facilitar a comunicação, integrar as informações entre as equipes, ou em uma equipe de saúde, fornecendo recursos e também apoio financeiro.
Ela já fez duas provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e do Processo Seletivo Contínuo (PSC), e nesse ano vai fazer a última. Além disso, tem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode dar mais oportunidades de ingressar em uma universidade.
Algumas das principais aplicações informáticas presentes nos sistemas de informação em saúde do Brasil são:
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
Índice
Entre as principais fontes de dados estão os censos demográficos, os sistemas de informação de estatísticas vitais, os sistemas de notificação de doenças, os registros de câncer, as pesquisas de base populacional e outras pesquisas amostrais (locais ou subnacionais, contínuas ou periódicas) e os diferentes sistemas de ...
Podemos definir Indicadores de Saúde como instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Ministério da Saúde. Para este órgão oficial brasileiro, os principais sistemas de informações correspondem ao de mortalidade (SIM), de nascimento (SINASC), ambulatorial (SIA-SUS), de internações hospitalares (SIH), de notificações de doenças (SINAN), de atenção básica (SIAB), estes para níveis populacionais.
A base de dados é um conjunto de arquivos organizados para criar algum sentido e facilitar buscas e pesquisas, como uma lista telefônica. Com o avanço da tecnologia, em meados do século XX, estas informações passaram a ser armazenadas em softwares.
Sistemas de Informação O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio-demográfico.
Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Através deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.
Bases de dados são repositórios de informações estruturados e armazenados, por meio eletrônico, que nos remetem a informações: periódicos, livros, artigos, teses entre outros materiais que, gerenciados por um sistema, nos permite encontrar dentre inúmeras possibilidades, aquelas que mais se aproximam como resposta à ...
As bases de dados são compreendidas como fontes de informação eletrônicas, pesquisáveis de modo interativo ou conversacional através de um computador.
Coleções eletrônicas que armazenam grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada possibilitando a consulta rápida e facilitada a diversos documentos. As bases de dados reúnem revistas científicas, que disponibilizam acesso a artigos, referências, vídeos, entre outros.
As bases de dados são onde se localizam as revistas científicas e seus respectivos artigos. Desta forma, não é necessário pesquisar em vários sites, pois uma só interface interliga todas as revistas.
As Bases de Dados foram criadas com o propósito de disponibilizar, em um único site, centenas de revistas científicas, evitando o desperdício de tempo por parte do pesquisador. publicações disponíveis em Bases de Dados estão respaldadas por qualidade e originalidade, devido aos criteriosos processos de seleção.
Iniciar a busca Acesse o Portal da BVS http://bvsalud.org e digite uma ou mais palavras ou frases na caixa de busca e clique no botão PESQUISAR.
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS, disponível na internet desde 2001, é responsável pela veiculação do site da BVS MS, no qual são publicadas as informações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como informações gerais na área de ciências da saúde.
Conheça as 4 principais bases de dados em saúde
Conheça a seguir alguns dos principais e saiba qual é o mais indicado para a sua solução.
Sites como SciELO, periodicos., da CAPES, e até o Google Acadêmico são os mais recomendados na hora de encontrar artigos, periódicos e bases de dados confiáveis para usar em um trabalho.