crossorigin="anonymous">
Os sinais são as manifestações percebidas por outra pessoa, e os sintomas são as queixas apresentadas pelo paciente em relação ao que está sentindo.
é o estudo da formação dos sinais e sintomas, sob ponto de vista clínico. Estudam-se os fatores que possam ter relação com o aparecimento de um sinal, por exemplo um agente traumático, uma doença infecciosa.
Semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Embora seja relacionada à linguística, a semiologia geral engloba também os signos, os gestos, as atitudes e os comportamentos não verbais. O signo é o elemento central na semiologia, é um tipo de sinal.
Sintomas Primários (Bleuler) – representam a manifestação dum hipotético morbus. Sintomas Secundários (Bleuler) – representam a resposta da personalidade à própria enfermidade. O diagnóstico é um processo. O processo de conhecimento sobre alguém que se investiga médica e psicologicamente.
Os principais transtornos mentais que tendem a surgir são:
Quais são as principais doenças psiquiátricas?
5 sinais de quem possui transtornos mentais
Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
O cérebro da pessoa com esquizofrenia tem um desequilíbrio de neurotransmissores que provoca sintomas como alucinações, delírios, ideia de perseguição, pensamento desorganizado, dificuldade de falar, perdas cognitivas, perda na capacidade de demonstrar emoção, entre outros.
A pessoa com essa doença, quando está em crise, normalmente apresenta outros riscos (auto agressão, suicidio, incapacidade de cuidar-se), e quando torna-se violenta, mais frequentemente é contra si e contra objetos.
A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.