Quais as etapas do método SAE?
A Resolução COFEN 358/2009 define que a SAE tem por finalidade organizar o trabalho da Enfermagem, quanto ao método, pessoal e instrumentos, de modo que seja possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. ...
A Resolução COFEN 358/2009 define que a SAE tem por finalidade organizar o trabalho da Enfermagem, quanto ao método, pessoal e instrumentos, de modo que seja possível a operacionalização do Processo de Enfermagem.
Ainda de acordo com essa resolução, o processo de enfermagem deve ser realizado em todos os ambientes onde houver assistência de enfermagem. Cabendo privativamente ao enfermeiro a liderança da execução e avaliação do processo. Tendo esse fato em vista, faz-se necessário o ensino da SAE nas instituições de ensino.
A aplicação da SAE envolve mais do que uma sequência de passos a ser seguidos, requerendo do profissional maior familiaridade dos diagnósticos de enfermagem e sensibilidade para adequar as necessidades do cliente às condições de trabalho, tornando-as menos simples do que sugere a teoria(5).
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.
As etapas do processo administrativo são planejamento, organização, implementação ou gerenciamento e controle.
Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa. Elas foram primeiramente propostas por Henri Fayol, um dos principais autores da teoria clássica da administração.
De acordo com estudiosos sobre o assunto(10–11), as atividades administrativas do enfermeiro incluem: assistir a passagem de plantão; controlar assiduidade, pontualidade e disciplina de seus funcionários; elaborar escalas de serviço mensalmente e escala de folga/férias dos funcionários; organizar e participar do ...
Este profissional presta assistência a pacientes de média e alta complexidade, deve seguir as orientações dos enfermeiros e pode realizar atividades como: preparar a medicação e calcular a dosagem, esterilizar utensílios para cirurgias, coletar material para exames e preparar o paciente para exames ou cirurgias.
Instrumentos administrativos são documentos que estruturam e normalizam uma instituição e/ou serviço. Opresente estudo, do tipo exploratório-descritivo, teve como objetivo investigar o conhecimento de enfermeiros sobre osinstrumentos administrativos e a importância por eles atribuída.
A Associação Brasileira de Enfermagem – Nacional tem sede em Brasília e foi criada em 1926. Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (Aben/SC) foi a primeira entidade representativa da Enfermagem no Estado, criada em 1962.
Entenda as diferenças entre as entidades da Enfermagem (Conselho, Sindicato e Associação)