Resposta: Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A ética serve para a coexistência pacífica entre seres humanos; promove o comportamento moral para que as pessoas possam viver juntas na sociedade.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Resposta. Resposta: a ética está ligada ao caráter e as coisas certas a se fazer. Com isso, podemos dizer que ela ajuda a termos uma relação consciente, equilibrada e respeitosa para com a sociedade e o meio ambiente, pois sabemos que isto é o correto a se fazer.
Ética é o estudos dos valores morais que estuda também princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. Política é a ciência da organização, direção e administração das nações.
A ética da política é a área da ética aplicada que lida com questões políticas como a priorização instrumental de valores políticos, conduta ética de políticos e cidadãos, conflitos entre idealismo e pragmatismo, conflitos entre princípios deontológicos e consequencialistas, conflitos de interesse político, relações ...
Ética: Refere-se ao estudo da moral. A educação ética e moral deve contribuir para a análise crítica da realidade cotidiana e de todas as normas sócio-morais atuantes, de modo que possamos evoluir nossas formas de convivência. ... construção da cidadania: eixos temáticos da ética e da democracia.
No sentido do agir político, os normativos éticos previamente estabelecidos num determinado ordenamento jurídico necessitam de uma motivação sempre voltada para o bem da coletividade. Nessa linha, para agir moralmente, os agentes políticos não devem vislumbrar interesses particulares, mas, sempre, públicos.
A ética na política se torna importante levando em consideração de que a política está diretamente relacionada às decisões tomadas para que haja justiça e ordem na sociedade. Cada representante do povo deve agir em favor da parcela da sociedade que representa.
Valores políticos são atitudes em relação às preferências ou necessidades de um grupo social ou da sociedade como um todo, geralmente considerados para um grupo de indivíduos (como uma nação, religião, classe social, etc).
A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade Média. ... Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
A política se separa da ética porque o objetivo do príncipe não é ser ético, mais sim se perpetuar no poder. -Segundo o princípio ético de Maquiavel, como fica a ação de colar na prova? Caso o objetivo de fazer a prova seja tirar nota, a ação de colar será a mais óbvia, por isso, ética.
Alguns se esforçaram em mostrar que ele não fez mais do que descrever o funcionamento dos Estados reais, outros deixaram claro que ele separou a Política da Ética, mas, de uma forma generalizada, há que se concordar que o grande feito de Maquiavel foi propugnar pelo abandono dos parâmetros morais do universo político, ...
Em sua obra O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. ... Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas.
Maquiavel é claro: religião é timore di Dio. O fundamento da religião para Maquiavel é, pois, o medo de um Deus que, ainda que seja apresentado como algo que tem certa feição humana, considerado em si mesmo não constitui razão de obrigação política e de vínculo social.