A Fraternidade é expressa no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, quando ela afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
“A fraternidade compromete o homem a agir de forma que não haja cisão entre os seus direitos e os seus deveres, capacitando-o a promover soluções de efetivação de Direitos Fundamentais de forma que, não, necessariamente, dependam, todas, da ação da autoridade pública, seja ela local, nacional ou internacional”.
Em 2020, o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” busca promover a conscientização para o sentido da vida como dom e compromisso, abordando as relações de cuidado entre as pessoas, dentro da família, comunidade, sociedade e no planeta, de uma forma geral.
Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema 'Fraternidade e Vida' ... Segundo o texto-base da campanha, o objetivo é “conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso”.
O tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” “O vírus, já tão letal em si mesmo, encontrou aliados na indiferença, no negacionismo, no obscurantismo, no desprezo pela vida. Sejamos portanto aliados na responsabilidade, na lucidez e na fraternidade”, disse durante o lançamento virtual da campanha.
"Fraternidade e vida: Dom e Compromisso;. Inspirada em Santa Dulce dos Pobres, a Campanha da Fraternidade de 2020 traz a proposta de cuidado com a vida por meio da prática da caridade. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (26/2), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Santa Dulce é a inspiração da Campanha da Fraternidade da 2020 da CNBB.
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.
Em 2021, o mote da campanha é o ecumenismo, tendo como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema baseado numa passagem bíblica do livro de Efésios: “Cristo é nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
(20/02)
Foi preparado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual também faz parte a Igreja Católica no Brasil.
“Neste ano, antes que a Quaresma inicie, nós já estamos com uma polêmica em torno do texto-base [da Campanha da Fraternidade]. Essa polêmica está movida por preconceitos e paixão anti-ecumênica; além de acusações infundadas contra a CNBB, é uma polêmica também marcada por polarização ideológica.”
Diz o Papa que somos convidados a um tempo de intensa reflexão e revisão de nossas vidas. Diz que Jesus nos convida a caminhar com Ele pelo deserto rumo à vitória pascal sobre o pecado e a morte: “Faz-se peregrino conosco também nestes tempos de pandemia.
O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.
Fraternidade e diálogo: compromisso de
Oração da Campanha da Fraternidade 2021 Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.
A tradição cristã inicia hoje o tempo da Quaresma. Jesus nos lembra de que o pão está a serviço da vida. ... Nós nos alimentamos para o bem viver e não devemos fazer da comida o objetivo final de nossas vidas.
Caridade. A caridade é uma prática de amor ao próximo que tem tudo a ver com a quaresma 2021. Portanto, durante os dias sagrados, ajude as pessoas que precisam e não economize nas boas ações. De nada vale ir à igreja se você não colocar em prática ações altruístas de ajuda.
“Objetivo da campanha é através do diálogo amoroso, do testemunho da unidade, nessa diversidade, inspirarmos no amor de cristo, queremos convidar a comunidade de fé, pessoas de boa vontade a pensar, avaliar e superar os caminhos da polarização e da violência que marca o mundo atual, queremos construir um caminho de paz ...
Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo. A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material.