A partir do surgimento de organismos vivos, além da litosfera (composta pelas rochas e solo), hidrosfera (composta pelas águas) e atmosfera (composta pelo ar), passou a existir também a biosfera, representada pelos seres vivos e pelo local em que vivem.
A biosfera, ou esfera da vida, é o conjunto dos ecossistemas da Terra, formado pelos seres vivos e pelo ambiente (ou meio físico) em que eles vivem. ... O conjunto do seres vivos — a fauna (isto é, os animais), a flora (as plantas) e os micro-organismos (ou microrganismos) — é chamado biocenose (ou comunidade).
Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros. Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios. Controle diário da qualidade do ar.
A Biosfera pode ser estratificada por três regiões: Litosfera: camada superficial sólida da Terra; Hidrosfera: representa o ambiente líquido; Atmosfera: camada gasosa que circula a Terra e que envolve as outras duas regiões.
A biosfera terrestre é fruto da reunião das diferentes partes do sistema da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera. A biosfera é um termo elaborado pelo geólogo sueco Eduard Suess, em 1985, e corresponde ao conjunto de ecossistemas da Terra.
Essas quatro divisões englobam praticamente todas as características importantes do nosso planeta. Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.
Resposta. Resposta: os animais vivem na terra: litosfera, no mar: hidrosfera, os que voam, ar: atmosfera.
A cianobactéria forma uma sequência móvel de células que podem se destacar de suas colônias para formar novas. Podem ser encontradas em quase todos os habitats terrestres e aquáticos, vivendo entre fungos, plantas e animais e formando a gigante massa visível azul-esverdeada dos oceanos.
São estruturas externas dos animais que lhes permitem adaptar-se melhor ao seu meio ambiente como, por exemplo, as barbatanas de animais aquáticos ou o pêlo denso em animais que vivem em climas frios. Porém, as duas adaptações morfológicas mais atraentes são a cripsis ou camuflagem e o mimetismo.
Planeta Terra é o lar de 8,7 milhões de espécies