Acredita-se que o passinho é capaz de ajudar a amenizar a tensão entre diferentes favelas, uma vez que os dançarinos têm a capacidade de ultrapassar barreiras que separam territórios comandados por traficantes rivais. O passinho dá aos praticantes uma afirmação do seu valor enquanto indivíduos.
Nos bailes de rua e nos vídeos da internet de funk paulistano, só se fala em uma coisa: “Magrão vive”. O passinho criado na Vila Romano em meados de 2014 pelo Magrão também cresceu com a variação da dança, conhecida como Passinho do Romano.
A dança nasceu na Zona Leste de São Paulo, conhecida inicialmente por Passinho do romano, por ter sido criada no Jardim Romano, na região de São Miguel Paulista.
Lida com o objeto de pesquisa o Passinho, forma de se dançar funk originária das periferias do Rio de Janeiro, que acabou, nos últimos anos, se tornando um movimento de grande destaque na cena cultural brasileira.
O primeiro passinho que surgiu foi o passinho foda, que ganhou esse nome na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, lá nos anos 2000.
O termo "passinho" começou a ser usado nas favelas do Rio de Janeiro, berço do funk e a fonte de referência para os artistas do brega-funk local. ... Os elementos são herdados do street dance, do funk e da swingueira - assim como já fazem os dançarinos tradicionais do brega-funk.
Já o passinho popular é composto por sequência de rápidos movimentos com os pés, que são articulados por movimentos rápidos da cintura. Propõe movimentos de break e funk com ritmos tradicionais do Brasil, como o samba, frevo e até a capoeira.
Criado nos bailes funks das favelas cariocas no início dos anos 2000, o passinho foi reconhecido oficialmente, no último dia 20, como patrimônio cultural do Rio. A decisão da Câmara Municipal veio com a aprovação do projeto de lei Nº 390/2017, da vereadora Verônica Costa (MDB).
“Todo mundo adorava o Michael Jackson, adorava o moonwalking. Foi daí que eu fui aprendendo algumas coisas”, conta Gualter Rocha, o “Rei do Passinho”. Gualter Damasceno Rocha, o “Gambá”, aprendeu tanto que virou astro. Participava dos campeonatos chamados duelos de passinho.
Resposta. Resposta: As pessoas que danção geralmente e para se divertir ou também para se expressar com a múca escolhida e os passos, "a experiencia no palco pode ser mágica com todos olhando e aplaudindo".
O Passinho é uma modalidade do funk que está presente nos bailes cariocas há muito tempo, mas que ganhou visibilidade por volta de 2008 com a ajuda dos vídeos da internet. ... Em depoimento, Jefferson Cebolinha, um dos colaboradores do espetáculo, conta “só sei que ele começou a dançar, doidão no baile, fez essa dança.
Resposta. Resposta: Os famosos "Passinhos" são de modo um tipo de manifestação cultural, ao serem lançados houveram "aberturas de portas" para aqueles jovens que gostariam de seguir em uma carreira artística.
Resposta. Resposta: A dança é forma de Arte, expressão em que aquele que dança está se expressando, como sua pergunta já diz, alguns jovens mudaram, mas não todos.
Enquanto o passinho é mais frenético e abusa de movimentos requebrantes e muito molejo no quadril, a dancinha é algo mais swingado e trabalha mais a parte superior do corpo como mãos, braços, ombros, pescoço, rosto e tronco.
A dança house considerada dança de salto, se diferencia muito de todas as danças urbanas. O funk tem uma energia jogada, pulsando para cima, o house surgiu com o feeling para baixo, outra pulsação, outra influência.
Resposta. Resposta: Para os dançarinos do passinho, ele dá a jovens homens negros, o grupo demográfico mais propenso a ser vítima de violência policial e coerção ao mundo do tráfico de drogas, um refúgio da violência e meios alternativos de ganhar status e dinheiro.
Resposta: 1990 foi marcada por passos de Embalos, Pop, Dance Music, Eurodance, Hip Hop, Country, Sertanejo, Axé, Forró e vários outros estilos dançantes dessa época.
O Dream Team do Passinho é um um grupo musical expoente do movimento do passinho, um tipo de dança ao som do funk, popular nos bailes cariocas. O nascimento desse expressão não tem data, mas ganhou notoriedade em 2008, quando um vídeo viralizou na internet. O grupo é funk e representa a cultura da favela.
A dança do passinho surgiu no início dos anos 2000. 2- os dançarinos mais antigos são chamados de "relíquias".
Em um desses bailes, o traficante, e também exímio dançarino, começou a imitar os passos rápidos que os gays faziam com pé ao som do funk. Não demorou para que os garotos do local, fortemente influenciados pela imagem-modelo do líder do tráfico, começassem a imitar aqueles movimentos. Assim nasceu o Passinho.
O breakdance (b-boying, popping e locking), por convenção, abrange todas as danças do gênero. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências distintas. Surgiu no início dos anos 70 em Fresno, na Califórnia.