EQST

O Que Causa As Arboviroses?

O que causa as arboviroses?

ARCA: Arboviroses. Abstract: Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Como é feito o diagnóstico das arboviroses?

O diagnóstico das arboviroses é feito com exames genéticos, que identificam parcelas do material genético do arbovírus no sangue do paciente. Esses exames levam de três a quatro dias para ficarem prontos, mas só conseguem detectar o vírus enquanto ele ainda está circulante no organismo.

Como as arboviroses são transmitidas?

As arboviroses, em geral, são mantidas em ambiente silvestre, podendo ocorrer também em ambientes urbanos. Os arbovírus são vírus transmitidos pela picada de artrópodes hematófagos, como o Aedes aegypti. Mais de 210 espécies de arbovírus foram isolados no país, 36 relacionados com doenças em seres humanos.

O que são as arboviroses?

Arboviroses. O termo pode parecer estranho, mas conhecido entre os cearenses. Trata-se das doenças causadas por artrópodes. Dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya.

Quanto custa o exame para detectar o Zika vírus?

Em laboratórios privados, o preço dos testes para diagnóstico de zika varia de R$ 10 a R$ 600, dependendo da metodologia empregada. De acordo com os fabricantes, os testes diferenciam os anticorpos produzidos pelo organismo em resposta ao vírus da zika dos resultantes da infecção por dengue.

Tem exame para detectar Zika vírus?

Os exames estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são o PCR (Polymerase Chain Reaction), indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum ...

Qual exame detecta dengue Zika e chikungunya?

Teste molecular para detecção de Zika, Dengue ou Chikungunya O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada. Nesta metodologia, é possível detectar a presença do patógeno já nos primeiros 5 dias de sintomas.

Como detectar Zika no exame de sangue?

Os testes para detectar o vírus da Zika são: ELISA, imunofluorescência e a reverse transcription polymerase chain reaction (RT-PCR) (7). Para o vírus da Chikungunya são realizados exames como isolamento viral e técnicas moleculares como PCR e testes sorológicos (titulação IgM) (18).

Qual Exame de sangue detecta chikungunya?

“O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, diagnosticando o paciente como portador do vírus. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista.

Qual o nome do exame de sangue que detecta dengue?

Na fase inicial da doença ou fase aguda, podem ser feitos alguns exames para auxiliar o diagnóstico da dengue. O teste para antígeno NS1 (proteína produzida intensamente pelo vírus da dengue) e o teste molecular ou PCR, que avalia o RNA do vírus.

Como diagnosticar dengue através do exame de sangue?

Com base no Hemograma do paciente, o médico poderá suspeitar de dengue através da análise do número de leucócitos (glóbulos brancos de defesa) e de plaquetas (agentes da coagulação), que se encontrarão diminuídos.

Qual exame é feito para detectar a dengue?

Dentre os exames laboratoriais citam-se o hemograma (que fornece informações iniciais importante assim como indícios de uma evolução desfavorável), a sorologia para dengue (permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus) assim como a tipagem do vírus que permite determinar o sorotipo em questão.

O que altera no exame de sangue quando está com dengue?

As alterações hematológicas observadas em pacientes que contrairam dengue apresentam-se de acordo com a evolução clínica e gravidade da doença. As principais alterações hematológicas observadas são a leucopenia, plaquetopenia, linfocitopenia, presença de linfócitos atípicos, alterações nas transaminases.

Qual o nível de plaquetas de uma pessoa com dengue?

Plaquetas são células essenciais para a coagulação do sangue. Os anticorpos que o organismo produz para combater o vírus podem destruir as plaquetas. Uma pessoa saudável tem entre 150 e 450 mil plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai e pode ficar abaixo de 20 mil, nível perigoso, com risco de sangramento.

Qual o nível de plaquetas com dengue?

As plaquetas são células que fazem parte do sistema de coagulação. São a primeira linha de defesa contra sangramentos. Indivíduos normais apresentam uma contagem entre 150.

É possível estar com dengue e o exame dar negativo?

O exame sorológico de dengue pode apresentar falsos resultados negativos quando realizados antes do sétimo de dia da doença ou quando a pessoa apresenta reinfecção da dengue causada por outro sorotipo do vírus.

Quando o exame de dengue da não reagente?

IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam que o paciente nunca entrou em contato com o agente patogênico (agente causador da doença), ou seja, nunca foi nem vacinado nem contaminado.

Como entender o exame de sorologia de dengue?

Para saber o risco de estar com dengue, selecione os sintomas que possam estar presentes no teste a seguir:

  1. Febre acima de 39º C. ...
  2. Enjoos ou vômitos. ...
  3. Dor de cabeça constante. ...
  4. Dor no fundo dos olhos. ...
  5. Manchas vermelhas na pele, em todo o corpo. ...
  6. Cansaço excessivo sem razão aparente. ...
  7. Dor nas articulações e ossos.

Tem como saber se já tive dengue?

Os principais sinais são:

  1. Febre alta com início súbito (39° a 40°C)
  2. Forte dor de cabeça.
  3. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
  4. Perda do paladar e apetite.
  5. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
  6. Náuseas e vômitos.
  7. Tontura.
  8. Extremo cansaço.

Quem já teve dengue hemorrágica pode ter novamente?

A explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano. Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.

Quantas vezes uma pessoa pode ter dengue?

Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua seqüência.

Quem teve dengue pode ficar com alguma sequela?

Algumas das complicações que podem ser causadas pela dengue são desidratação grave, problemas no fígado, no coração, neurológicos e/ou respiratórios, além da dengue hemorrágica, que é uma reação grave ao vírus da dengue que leva à ocorrência de sangramentos.

Quantos dias o vírus da dengue fica no corpo?

Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.

O que acontece com o corpo com dengue?

O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção.

Quais são as complicações da dengue?

Complicações da Dengue Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.

Quais os órgãos que a dengue afeta?

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.