Mediação do tipo avaliativa; Mediação do tipo narrativa; Mediação do tipo transformativa; e. Mediação do tipo warattiana.
Fases da mediação
A Mediação é um procedimento colaborativo que visa a estabelecer ou a restabelecer o diálogo entre as partes, para que construam de forma consensual uma solução para o litígio.
5 técnicas de mediação de conflitos que você precisa conhecer
Para isso, o Mediador, conforme a necessidade das partes, pode recorrer as ferramentas disponíveis visando o avanço da Mediação....Ferramentas da Mediação
Parafraseamento Também chamada de recontextualização, essa técnica é utilizada quando o mediador quer que as partes vejam a disputa por outro ponto de vista. Assim, fica mais fácil criar um comportamento mais positivo dos participantes de forma que eles mesmos possam refletir sobre o assunto.
Trata-se de uma estratégia em que o mediador prepara uma reunião separada com cada um dos envolvidos na demanda, com a finalidade de criar uma relação mais próxima e confiável e, assim, compreender melhor as necessidades e pontos de vista de cada um. ...
- Teste de realidade: o mediador de conflitos busca uma nova reflexão dos envolvidos sobre o problema que os envolve e suas possíveis soluções. É importante ressaltar que essas técnicas podem ser diferentes para cada mediador de conflitos, dependo da formação de cada um.
O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá construir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre seus interesses e necessidades.
Dessa forma, nas ações que versarem sobre guarda de menores ou interesses difusos, desde que preenchidos os demais requisitos, será cabível a audiência de mediação e conciliação.
A conciliação se mostra frequente em relações comerciais, e na área do consumidor, enquanto a mediação entre relações familiares, mas os dois institutos podem ser utilizados apenas quando se tratarem de direitos disponíveis.
Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos. ... A Conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial.
3. Mediação e conciliação comercial. Embora a mediação e conciliação sejam adequadas para tratar conflitos que envolvam relações continuadas, é perfeitamente possível a sua aplicação em áreas comerciais e de relações de consumo, por exemplo.
A Conciliação é um método em que as partes, através da ação de um terceiro imparcial, chamado de conciliador solucionam a controvérsia. ... Sua utilização é indicada quando o conflito advém de uma situação circunstancial e não há necessidade de preservação do relacionamento entre as partes.
A mediação consiste em um processo que, feito de forma voluntária, oferece a oportunidade e o espaço adequado para cidadãos que estão em conflito com familiares ou qualquer outra pessoa com quem mantêm relações de proximidade, possam resolver suas desavenças com auxílio de mediador designado pela justiça.
O mediador atua como um facilitador do entendimento entre as partes em conflito, por isso, segundo o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, deve agir com imparcialidade, auxiliando e estimulando as partes a desenvolverem soluções consensuais para a disputa.