Significado de Atemporal adjetivo Que não pode ser controlado pelo tempo; que não se adequa a qualquer tempo; que não faz parte de um tempo determinado; intemporal: livro atemporal. Que se considera à parte, fora do tempo; acrônico. [Linguística] Diz-se da forma verbal que não denota, marca ou indica o tempo.
Aliada à imutabilidade, a simplicidade divina pode ser considerada mais uma razão para entender a eternidade como atemporal. De acordo com essa tese, Deus não é composto de partes espaciais ou temporais, não possui propriedades acidentais intrínsecas e nem sua essência difere de sua existência.
Chronos
O mais corajoso e jovem dos Titãs, foi o único a ter coragem de ajudar sua mãe Gaia a se livrar dos castigos de seu pai Urano. Cronos tornou rei supremo dos deuses no lugar seu pai e gerou muitos filhos com sua esposa-irmã Réia.
Cálculos de datas. Segundo a Exegese Bíblica, no meio teológico cristão, 1 dia na profecia equivale a 1 ano literal. Supondo que esta equivalência se aplique à profecia das 70 semanas, então elas são na verdade uma representação de um período total de 490 anos da história.
“Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino”. Ser amado por Deus é a coisa mais precisa que temos e é de graça, pela graça.
Índice
A palavra philia (φιλία), embora traduzida por amizade, pode ser entendida como tipo para todas as afeições, consistindo na afeição-matriz mais forte e desenvolvida na cultura da Grécia Antiga.
Segundo o filósofo grego, na vida ninguém pode ser feliz sem amizade. A philia aristotélica é apresentada como indispensável para a boa convivência humana e para a realização da felicidade (eudaimonia). O assunto é examinado em três principais abordagens.
Sua principal característica é a aspiração e desejo permanentes. Mesmo quando parece ceder, o eros continua sendo um "desejo de possuir", mas, no entanto, é diferente de um amor puramente sensual por ser o amor que tende para o sublime.
Philo quer dizer “amizade, amor fraterno”, sophia quer dizer “sabedoria”. Filosofia, portanto, significa “amizade pela sabedoria”.
Significa, literalmente, a que detém a "sabedoria" (em grego: σοφός; "sofós"). Na tradição gnóstica, Sophia é uma figura feminina, análoga à alma humana e simultaneamente um dos aspectos femininos de Deus. Os gnósticos afirmam que ela é a sizígia de Jesus (veja a Noiva de Cristo) e o Espírito Santo da Trindade.
Assim começou a famosa busca pelo saber. Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.
A Filosofia é um modo de problematizar o mundo de maneira crítica e conceitual. Ela é utilizada pelo ser humano para desbravar os confins da racionalidade e do conhecimento. O que entendemos por Filosofia é um tipo de pensamento organizado, conceitual, crítico e reflexivo.
Didaticamente, a filosofia divide-se em: ... Filosofia da ciência: estuda o que é a ciência, como essa diferencia de outras formas de conhecimento, o método científico, entre outros temas. Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal. Filosofia da arte ou estética: trata do belo.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Voltar
Alguns dos principais filósofos:
O desenvolvimento da filosofia no Império do Brasil pode ser dividido em três momentos: o primeiro reinado, o Período regencial e o segundo reinado. Durante o primeiro reinado, é notável a hegemonia do liberalismo iluminista do século XVIII.
A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.
Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.