A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". ... Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE DEUS, JESUS E O ESPÍRITO SANTO? Deus é o Criador, aquele que criou os céus a terra, ou seja, o Criador do Universo. Jesus é a personificação de Deus. ... Quando se fala que Jesus é Deus, não significa que Ele seja o Pai, Ele é o Filho com autoridade do Pai, com a mesma natureza e com mesmo propósito.
No catolicismo, o Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho - e é o Deus onipotente. ... Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas com o "Espírito Santo" e com fogo (Lucas 3:16).
Se Jesus estava aqui, e Deus estava no céu, como podem ser a mesma pessoa? Então concluímos que: Deus é o nome dado à natureza divina, a há três seres que partilham dessa mesma natureza divina: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. ... Se entendêssemos a essência de Deus seríamos como Ele é.
E à medida que a pessoa muda, ou seja, se santifica, vai colhendo o fruto da presença do Espírito Santo na sua vida: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, serenidade e domínio próprio (Gálatas capítulo 5, versículos 22 e 23).
O Espírito Santo é o nosso elo de ligação para com o Deus Pai e Deus filho, é o nosso Intercessor, protetor e guia para o que devemos ou não fazer. VEJA O QUE ESTÁ REGISTRADO EM JOÃO: Jo 14:8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso será o suficiente.
Uma das características pessoais do Espirito Santo é que Ele é como um professor, pois nos ensina a guardar tudo que Jesus nos ensinou (Jo 14:26), por isso um crente cheio do Espírito Santo se interessa em estudar, guardar e praticar as palavras do Senhor, pois isto já passa a fazer parte de sua natureza!
Logo, entendemos que Deus age em nossas vidas, nos abençoando e nos ajudando, quando de coração nos convertemos a Ele, damos ouvidos e obedecemos à Sua palavra; e assim recebemos Dele seu “ruach”, isto é, vento, sopro, mover.
Só há uma sensação quando se é batizado com o Espírito Santo: CERTEZA! O batizado tem certeza do seu batismo e isso lhe dá forças para lutar contra qualquer sentimento de enganação. 7º - Ao contrário do batismo com o Espírito Santo, no Novo Nascimento é muito comum você sentir duas coisas: Paz e alegria.
OS CINCO PASSOS PARA SABER SE ESTOU CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
s vezes, é difícil reconhecer a voz de Deus e entender o que Ele está tentando dizer....Aqui estão seis maneiras que você pode saber se Deus está falando com você.
O Espírito Santo torna presente e atualiza o Mistério de Cristo, torna presente e atualiza. É o Espírito Santo que realiza realmente a Liturgia. Por isso, em cada momento litúrgico, há sempre uma invocação ao Espírito Santo.
Dar lugar à ira e, por consequência, ao diabo; alimentar a raiva no coração, ser uma pessoa irritadiça, mal humorada, grosseira, todas essas são coisas que entristecem ao Espírito Santo também.
As únicas pessoas que podem ser conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, porque só eles têm espíritos reborn. A única parte confiável do homem renascido é o seu espírito. A alma não é totalmente confiável, porque a alma precisa de salvação.
Segundo a teologia da Igreja católica, toda pessoa recebe o Espírito Santo por ocasião do sacramento do Batismo. A Igreja Católica não define a necessidade de um segundo batismo, conforme a profissão de fé do Credo Niceno: "Professo um só batismo para remissão dos pecados".
Primeiramente, você precisa saber Quem Ele é e o que impede uma pessoa de receber o Espírito Santo. Ele é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Consolador que o Senhor Jesus prometeu enviar para que não ficássemos só. ... Para que alguém O receba, essa pessoa precisa abrir mão do pecado.
Primeiro: ser cheio do Espírito é ser controlado pelo Espírito. Da mesma forma que alguém, sob efeito do álcool, é controlado por ele, a pessoa cheia do Espírito é dirigida pelo Espírito. Na Bíblia, a expressão ”cheio de” significa ”controlado por”.
Peça perdão a Deus pelos seus pecados. 1 João 1:8 diz: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". Portanto, se quiser sentir o Espírito Santo, você precisa admitir o que já fez de errado, se arrepender e se comprometer a melhorar no futuro.
Para conhecermos o Espírito de Deus, precisamos aprender a ouvir com o coração. O Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve.
É possível falar com Deus em voz alta ou dentro de sua cabeça, dependendo do que você acha mais eficaz. Encontre um lugar calmo e privado para conseguir concentrar-se enquanto fala. Não tem problema falar com ele em silêncio na fila do mercado, sentado no seu quarto, no trabalho, na escola e em qualquer lugar.
Encerre dizendo “Em nome de Jesus”. A Bíblia ensina que o nome de Jesus Cristo é poderoso. Sempre que orar, principalmente ao pedir algo, encerre dizendo “Rogo em nome de Jesus”. Essa oração faz com que Deus opere através de Jesus, e Jesus é poderoso.