A hidroterapia é indicada para pacientes que possuem dores crônicas, fraqueza muscular, paresias e paralisias, déficit de equilíbrio, déficit de marcha entre outros. Ela também está indicada em pacientes que, por algum motivo, não possam realizar a fisioterapia convencional.
A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.
Os objetivos são inúmeros. Vale a pena destacar: Fortalecimento muscular: os músculos são fortalecidos por trabalho progressivo contra resistência graduada. Mobilidade articular: o alívio da dor e do espasmo muscular pelo aquecimento da água e por apoio ao boiar pode restaurar o movimento livre das articulações.
A palavra hidroterapia vem do grego e é formada a partir da junção de duas palavras: “hydor” (que significa água) e “therapia” (que significa cura). Hoje, ela também pode ser conhecida como: fisioterapia aquática, piscina terapêutica, terapia física aquática, aquaterapia, etc.
A água é utilizada como um meio terapêutico há muito tempo, visto que auxilia na recuperação de pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos e respiratórios, uma vez que o ambiente favorece movimentos de forma mais leve e dinâmica para o trabalho funcional.
Há dois tipos de formação do profissional osteopata:
A Osteopatia consegue acessar informações viscerais, cicatrizes, disfunções de órgãos e funcionamento destes, além da parte estrutural (musculos, ossos, etc); A Quiropraxia atua basicamente na parte estrutural. Ambas atuam com manipulações.
Se acha que a maior diferença entre ambas é o facto de a quiroprática ser holística, ou seja, ver o corpo como um todo, e a fisioterapia ver parte a parte, como é comum na medicina convencional, engana-se.
Quem não pode fazer quiropraxia? Cabe ao profissional avaliar cada pessoa. No entanto, pacientes com câncer, osteoporose, artéria calcificada ou com histórico de cirurgia na coluna normalmente não podem ser manipulados por quiropraxistas.
Significado de Quiropata substantivo masculino Aquele que se especializou em quiropraxia, tratamento médico cuja cura de doenças é feita através da manipulação das estruturas do corpo, essencialmente da coluna vertebral; quiropraxista, quiroprático.
Um quiroprata é o profissional da saúde especializado em diagnosticar e tratar a má posição das articulações, que interfere no funcionamento normal dos músculos e nervos do paciente. ... Entre as enfermidades mais comuns tratadas pelo quiroprata estão a hérnia de disco, dor nas costas, dor de cabeça e alteração postural.
A quiropraxia é uma profissão da área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e nos ossos através de um conjunto de técnicas, parecidas com massagens, que são capazes de movimentar as vértebras, músculos e tendões para a posição correta.
Significado de Quiroprática substantivo feminino [Medicina] Sistema segundo o qual a cura das doenças se faz possível através da manipulação das estruturas do corpo, essencialmente, da coluna vertebral; quiropraxia. Procedimento médico que trata doenças a partir da manipulação das vértebras.