Los adverbios, em espanhol, são uma importante classe gramatical que determina várias nuances das ações que os verbos realizam, além disso modificam o significado de adjetivos e de outros advérbios.
→ Adverbios de cantidad: indicam a intensidade do acontecimento. Muy, mucho, bastante, demasiado, cuanto, nada, poco, tan(to), menos, más, algo, casi, todo, solo, medio, apenas, además, incluso, también, al menos, poco a poco, al por mayor, al por menor3, poco más/menos, solamente...
- Se o adjetivo estiver anteposto ao substantivo, utilizam-se as formas átonas (mi, tu, su, etc.). - Se o adjetivo estiver posposto ao substantivo, utilizam-se as formas tônicas (mío, tuyo, suyo, etc.). - Quanto aos pronomes, utilizam-se sempre as formas tônicas (mío, tuyo, suyo, etc.).
(1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus. (2) é usado para indicar que algo ou alguém pertence ou diz respeito à pessoa de que se fala (ele/ela, no caso).
O uso do pronome relativo “quem” Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.