Líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas. Nessas associações, os fungos são chamados de micobiontes, e as algas, fotobiontes. Os líquens são associações mutualísticas entre algumas espécies de fungos (geralmente ascomicetos) e algas (principalmente algas verdes e cianobactérias).
Diversas plantas vasculares exercem relação de simbiose com fungos, em suas raízes. Esta associação – micorriza - confere uma melhor absorção de nutrientes e água pelo vegetal que, em troca, fornece energia e carbono a esses organismos.
Atualmente, eles são muito importantes para a ciclagem de nutrientes nos ecossistemas, servindo também como bioindicadores da qualidade do ar uma vez que a maior parte dos líquens morre quando há alta carga de poluentes na atmosfera.
A simbiose é uma relação íntima entre duas espécies de seres vivos. Existem três diferentes tipos de relação simbiótica: mutualismo, comensalismo e parasitismo.
A melhor maneira de proteger de fungos qualquer material é mante-lo num meio o mais seco possível; Fungos simbiontes – fungos que estabelecem relações simbióticas com seres autotróficos, tornando-os mais eficientes na colonização de habitats pouco hospitaleiros.
Geralmente, fungos simbióticos trocam nutrientes, como é o caso de fungos endofíticos que se associam às plantas colonizando tecidos internos; ou fungos micorrízicos (micorrizas) que se associam às raízes das plantas; existem também fungos vivendo no trato digestório de animais herbívoros auxiliando em processos ...
As doenças causadas por fungos, também chamadas de micoses, podem ser superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. Os fungos são seres eucariontes, heterotróficos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi.
Sintomas de Infecção vaginal por fungo