É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.
A estratégia do Oceano Azul se refere à busca de um mercado para produtos ou serviços, nos quais há pouca concorrência ou quase concorrência nenhuma, baseando-se na diferenciação e preço baixo para abrir e contestar esse novo espaço.
O segredo da estratégia do oceano azul é ir além da demanda existente, criando brechas no mercado que tornem a concorrência irrelevante. Muitas vezes, não se trata de criar um mercado totalmente novo, mas de encontrar as demandas inexploradas e reinventar soluções sob um ponto de vista diferente.
Ambos os oceanos servem para descrever o universo do mercado. Oceano vermelho engloba o mercado conhecido, atual, com todas as empresas já existentes. ... O oposto oceano azul abrange o mercado desconhecido, onde não há concorrência, onde não há briga. Isso porque essas empresas ainda não existem.
A etapa de Ideação, como o próprio nome sugere, é a etapa utilizada para gerar novas ideias, que sejam inovadoras. Enquanto, a etapa de Prototipação tem como função: auxiliar a validação das ideias geradas, através da criação de um protótipo das melhores ideias identificadas.
Significado de Ideação substantivo feminino Formação da ideia; ato de idear; concepção.
Confira abaixo os principais tipos de investimentos em startups:
Na primeira fase o empreendedor está entendendo o conceito do negócio, provavelmente já começou a desenvolver pelo menos um protótipo e muitas vezes até já tem alguma ideia de um plano comercial para o projeto. As Startups não esperam ter um produto finalizado para colocarem no mercado.
Tem gente que vai discordar desse valor, pois construir uma startup custa muito mais, talvez 100 mil, 150 mil, e em alguns casos mais do que 300 mil reais. Mas como disse, tudo depende da forma como você pensa, seu mindset, pois você pode gastar todo esse valor e até mesmo muito mais, só que fazendo as coisas erradas.
Startup é um modelo de negócio de crescimento rápido, que geralmente oferece um produto ou serviço inovador com o objetivo de trazer a solução para algum problema ou dor – no caso, a dificuldade do público-alvo perante esse problema.
Um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza.
Assim, podemos dizer que uma startup deixa de ser uma startup a partir do momento em que o seu modelo de negócio se torna escalável e sustentável, ou seja, quando a empresa deixa de ser uma startup e passa a ser uma empresa altamente lucrativa.
O fato de que sua empresa tem uma base tecnológica não significa que ela é uma startup. Se sua empresa tem um produto ou serviço que é facilmente escalável, provavelmente é. Se você já atingiu o seu ponto de equilíbrio de uma forma sustentável, a sua empresa terá deixado de ser uma startup.