A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada cidade possui.
A rede urbana brasileira na atualidade Hoje, predominam os fluxos migratórios intra-regionais, sobretudo, para as metrópoles de Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, como também Curitiba e Porto Alegre. ... A rede urbana brasileira interfere no cotidiano dos cidadãos de acordo com sua classe social.
O Brasil possui atualmente 35 regiões metropolitanas, as principais são:
Os 12 centros atualmente identificados como metrópoles (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia), são praticamente os mesmos de 40 anos atrás, com exceção de Brasília e Manaus.
Rede Urbana e Hierarquia Urbana A rede urbana está classificada em: cidades globais, metrópoles, médias e pequenas cidades. Saiba mais sobre a Rede Urbana Brasileira.
Tal classificação é chamada de Hierarquia das Cidades ou Hierarquia Urbana. ... As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais. Cidades locais: são cidades que exercem um grau de influência sobre uma área não muito elevada.
Metrópole nacional: Grande centro urbano, com variedade de serviços e influência sobre os centros regionais, capitais regionais e as metrópoles regionais. Metrópole regional: Cidade que exerce grande influência em seu próprio estado. Apresenta mais de um milhão de habitantes e grande concentração de pessoas.
Nas cidades, existe uma grande concentração populacional em pequenos espaços e, para que as pessoas possam viver bem, com as mínimas condições de vida, são necessários serviços como coleta de lixo, saúde, água tratada, iluminação pública, segurança, coleta de esgoto e outros que englobam a denominada “qualidade de vida ...
1) São Paulo, no contexto dos estudos sobre hierarquia urbana e a partir do artigo citado acima, é uma cidade que pode ser classificada como: ( ) um centro internacional.
Uma megalópode está no topo da hierarquia urbana. São cidades enormes, muito importantes mundialmente por exercerem influência política e econômica. Temos como exemplo São Paulo, Nova Iorque, Tóquio... e por aí vai. Também são chamadas de "metrópoles mundiais".