A teoria cognitiva criada por Piaget, psicólogo suíço que teve grande impacto no âmbito da Educação, defende que a construção de cada ser humano é um processo que acontece ao longo do desenvolvimento da criança. O processo divide-se em quatro fases: Sensório-motor (0 – 2 anos)
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:
Descubra 7 técnicas para você melhorar a memória e concentração
Áreas estimuladas do cérebro gastam 1% mais energia do que as em repouso. Esse trabalho extra resultaria em uma canseira mental. E o cérebro pifaria vez ou outra, nos dando dor de cabeça e brancos na memória. A criatividade correria solta e ninguém ficaria preso a uma única área.
Mesmo um leve dano em pequenas áreas do cérebro podem ter efeitos profundos; Evolução: o cérebro é muito custoso ao resto do corpo em termos de consumo de oxigênio e nutrientes. Isso pode consumir vinte por cento da energia do organismo, mais do que qualquer outro órgão, apesar de ser apenas 2% do peso do corpo humano.
O neurocientista David Eagleman explora o processo criativo de vários profissionais inovadores e nos mostra formas impressionantes e arriscadas de aguçar a criatividade. Assista o quanto quiser.
Como o Cérebro Cria apresenta uma instigante reflexão sobre as ferramentas e estratégias responsáveis pela indomável capacidade de inovar do ser humano. ... O livro, que deu origem à série homônima disponível na Netflix, combina arte e ciência para explorar os processos por trás da capacidade humana para a inovação.