verbo transitivo direto Fazer com que uma pessoa se torne escrava; submeter alguém à escravidão: escravizou os funcionários. Provocar certo domínio moral em (alguém); causar opressão em; oprimir: escraviza os que têm opinião. Causar encantamento ou arrebatamento em; encantar: sua inteligência escravizada os colegas.
Ainda hoje, o trabalho escravo é caracterizado por mortes e castigos físicos, alojamentos sem redes de esgoto ou iluminação, sem armários ou camas, com jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias, sem alimentação, sem água potável e sem equipamentos de proteção.
Para Aristóteles, a condição de senhor ou de escravo estava determinada pelo próprio nascimento, ou seja, era uma condição do próprio ser. ... Aqueles que diferiam dos outros tanto como o corpo da alma ou o animal do homem, eram escravos por natureza, e para eles era melhor obedecer.
Os escravos eram conseguidos por traficantes que obtinham os prisioneiros comprando-os, caso fossem prisioneiros de guerra, ou por meio de emboscadas realizadas pelos próprios traficantes.
Eu prefiro a concepção de que a filosifia busca restaurar a unidade e a harmonia no plano do pensamento e empenha-se em conhecer o mundo para transformá-lo, a fim de restaurar ou de instaurar a harmonia na própria realidade da existência humana.