1. Observe os sintomas de intolerância à lactose
Baseia-se na medição da glicose: em pacientes que não possuem a intolerância é normal que haja um aumento da glicemia em 20mg/dL ou mais. Geralmente, considera-se positivo para a intolerância níveis inferiores a 20mg/dL (esse valor pode ser variável) em todas as 3 amostras de sangue colhidas.
Exame de sangue Assim, avalia-se a intolerância à lactose quando, após ingerida a substância líquida, os valores medidos não apontem um aumento de pelo menos 20mg/dL. Por exemplo: Lactose de jejum (basal): 91,00 mg/dL; Lactose após 15 minutos: 101,00 mg/dL (elevação de 10mg/dL comparada à basal);/span>
A intolerância é dividida em três graus: leve, moderado e severo. Algumas pessoas têm deficiência mínima na produção da enzima e outras não a produzem. O grau de cada paciente só pode ser descoberto através de exames específicos.
Por exame de sangue Nesse exame, amostras de sangue são coletadas uma antes e outra depois da ingestão de uma solução padronizada de lactose. Em pessoas que não apresentam intolerância à lactose, os níveis de glicemia, pós ingestão de lactose devem se elevar, ao menos, 20 mg/dL em relação ao valor basal da outra./span>
Teste de tolerância à lactose Neste exame a pessoa bebe uma solução de lactose concentrada e depois recolhe várias amostras de sangue ao longo do tempo para avaliara variação dos níveis de glicose no sangue.
Exame do Laboratório Oswaldo Cruz facilita o diagnóstico de intolerância à lactose
- Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume. - Será realizado coleta em jejum e após será dado ao paciente a lactose, que devera ser ingerida em no máximo 5 minutos e proceder as coletas 30 minutos e 60 minutos após a ingestão de lactose ou conforme solicitação medica.
Há outros dois exames comuns para identificá-la: a prova de absorção e o hidrogênio exalado. O primeiro custa cerca de R$ 255 e o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose durante duas horas.
II - Preparo - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). - O cliente não deve tomar laxante na véspera do teste. - O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta e 24 horas após o exame.
- Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarréia após o exame. II - Preparo - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). - O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta e 24 horas após o exame.
Para saber se o bebê possui intolerância à lactose, há um um teste disponível no Brasil, o qual utiliza a saliva ou o sangue da criança para fornecer informações quanto à ausência ou redução da enzima lactase, o que detecta a intolerância congênita. O resultado é obtido em sete dias.
Como saber se o bebê tem intolerância à lactose? Gases, diarreia e vômitos são alguns dos sintomas da intolerância à lactose. Eles costumam estar relacionados à digestão e aparecem conforme a quantidade de leite materno ou alimentos com lactose que são ingeridos – quando ele já tem uma alimentação mais diversificada./span>
Sintomas da infecção urinária em bebê
9 receitas para crianças com intolerância a lactose
Leite de vaca, leite de cabra, queijo fresco, manteiga, requeijão, creme de leite, iogurtes (costumam se bem mais tolerados que o leite), adoçante em pó, queijos envelhecidos, buttermilk, cream cheese, queijo cottage e ricota, leite condensado, chocolate quente, sorvete leite fermentado, leite maltado, leite com ...