2.
A seção intitulada metodologia tem como objetivo descrever o tipo de pesquisa realizada em seu trabalho de conclusão. Nessa etapa, expõe-se a descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação, etc.
Em síntese, a metodologia deve conter os seguintes tópicos:
A diferença entre metodologia e framework é que uma metodologia fornece praticamente tudo que é necessário para condução de um projeto. ... Já o framework apenas indica qual a trajetória, mas não indica exatamente como fazer, existindo a possibilidade de ser empregado juntamente com outros processos e técnicas.
Um framework de processos funciona como uma espécie de enciclopédia, que reúne as melhores práticas sobre um tema na visão de uma entidade, empresa ou grupo de pessoas.
Os Frameworks Ágeis são quadros de trabalho que ajudam o time de negócios a vivenciar o mindset Ágil, na prática. Com os Frameworks Ágeis, os processos corporativos se tornam mais dinâmicos, escalonando os valores e a produtividade dos negócios.
Scrum. Esse nome tem sua origem em uma jogada do Rúgbi, na qual o time se movimenta em bloco em direção ao objetivo. Trazendo para a nossa realidade, é uma estrutura para organizar e gerenciar as ações do seu projeto, altamente adaptada para cenários complexos e inicialmente utilizada em TI.
Os quatro eventos scrum são:
Sendo assim, algumas pessoas ora vão ser galinhas, ora vão ser porcos, e desde que todos se respeitem, o projeto se desenrola sem maiores problemas de papéis. Papéis estes que são apenas três no Scrum: Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvolvimento.
O Scrum tem três papéis: proprietário do produto, mestre do Scrum e membros da equipe de desenvolvimento. Embora esses papéis sejam bastante claros, o que fazer com os cargos já existentes pode ser um pouco confuso.
Os três pilares do Scrum são a transparência, inspeção e adaptação, os quais detalho melhor a seguir.